O que significa duodenite enantematosa?

Qual o significado de Duodenite Enantematosa?

“Fiz uma endoscopia digestiva alta e o resultado desse exame deu que estou com gastrite enantematosa antral leve e duodenite enantematosa, estou com medo; o que é significa duodenite enantematosa?

Meu pai fez endoscopia deu esses seguintes resultados, eu gostaria de saber os seus significados : esofagite erosiva ( Grau a de Los Angeles) , gastrite erosiva/moderado intensa de antro com áreas de hemorragias subepitelial e duodenite enantematosa moderada.

O termo Duodenite, assim como Gastrite ou Esofagite tem o significado de inflamação.

Duodenite = inflamação no duodeno que é a porção inicial do nosso intestino;

Gastrite = inflamação no estômago;

Esofagite = inflamação no esôfago;

Erosiva = quando na visualização do exame a mucosa apresenta inúmeras lesões erosivas (pequenos feridas na mucosa - camada interna desses órgãos);

Enantematosa = refere-se a enantema e representa a forma com a mucosa é visualizada pelo examinador: aspecto avermelhado e edemaciado (vermelho e com inchaço – aspectos típicos da inflamação) com pequenos pontos de erosão – pequenas feridas, eventualmente também pequenos pontos de hemorragia abaixo da mucosa (hemorragia subepitelial).

No laudo da endoscopia pode aparecer também o grau (gravidade) das lesões apresentadas que pode ser graduado, no caso das duodenites, em:

  • Duodenite enantematosa leve;
  • Duodenite enantematosa moderada;
  • Duodenite enantematosa acentuada ou intensa.

As gastrites também podem ser graduadas como na forma apresentada acima, porém as esofagites apresentam outro tipo de graduação em relação a gravidade das lesões (Grau de Los Angeles).

O que é Duodenite Enantematosa?

A duodenite consiste numa inflamação do duodeno (porção inicial do intestino delgado), que pode ser aguda ou crônica. A localização mais frequente é a primeira porção do duodeno. O termo duodenite enantematosa é frequentemente utilizado para designar determinadas alterações visualizadas mucosa duodenal (tecido que recobre o duodeno por dentro) observadas durante a endoscopia digestiva alta, como eritema, edema, pequenas erosões e hemorragias abaixo da mucosa.

2 thoughts on “O que significa duodenite enantematosa?

  1. Vilma Rios

    Fiz um exame de endoscopia digestiva e o resultado deu: Antrite enantematosa em grau leve (com metaplasia intestinal)
    O que quer dizer isso? Obrigada.

    Resposta:
    Antrite é a inflamação do antro parte do estômago; enantematosa é o aspecto visual de inflamação vermelho e edemaciado, neste caso de grau leve (discreta inflamação); a metaplasia intestinal se refere a substituição do tecido de cobertura da parede do estômago e isso se deve ao foto desses problemas gástricos estarem ocorrendo a muito tempo.

    Reply
  2. Daiane

    Gostaria de saber o que significa isso: gastroduodenite enantemática leve, dupla úlcera bulbar cicatrizada?

    Resposta:
    significa a presença de uma inflamação no estômago e duodeno (primeira parte do intestino e presença de duas cicatrizes de úlceras (úlceras que já estão curadas) no bulbo (parte final do estômago e início do intestino).

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *