O que significa esse valor no exame de HIV?

Fiz um teste de HIV e deu como não reagente, mas apareceu um valor, queria saber o que significa esse valor?

O exame de HIV que você se refere é o exame de Anti-HIV que mede a presença de anticorpos para o HIV e também, modernamente, mede na 4º geração do ELISA, que é superior às gerações antigas pelo fato de também pesquisar o antígeno P24, uma proteína existente no vírus HIV. O ELISA 4ª geração é, portanto, um teste duplo que procura por anticorpos e pelo próprio vírus. Deste modo, a janela imunológica é bem mais curta.

O resultado não reagente deveria vir zerado?

Não!

Então quer dizer que tenho um pouco de HIV?

Não! O exame detecta anticorpos e existem outros vírus que possuem semelhança com o vírus do HIV, como e o caso do vírus da gripe, então o exame dá um determinado valor (pequeno) que são na verdade anticorpos semelhantes (reação cruzada) aos anticorpos para o HIV. Não existe essa história de um pouco de HIV, ou tem ou não tem!

Mas esse valor pode subir no futuro?

Sim se você pegar o HIV algum dia, mas o resultado atual é negativo e por consequência não tem o vírus do HIV no seu corpo, desde que respeitada a janela imunológica, que no caso dos exames atuais varia entre 30 a 120 dias da data do contágio. Se o seu resultado atual é não reagente significa que é negativo e que não tem HIV e por consequência o exame não irá aumentar!

O que é janela imunológica?

É o tempo entre o contágio e a positivação dos exames. Se pegar HIV hoje e fazer o exame hoje o resultado será sempre negativo, porque ainda não deu tempo para o organismo produzir anticorpos e não existem vírus em número suficiente para serem detectados pelos exames. Precisa existir um tempo entre o contágio e a realização dos exames e esse tempo que os exames levam para acusar a presença do vírus é a janela imunológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *