O que significa exame não reagente?

Qual o significado de Exame Não Reagente?

Vários exames para um grande número de doenças dão como resultado: reagente ou não reagente, estes exame são chamados qualitativos (que apenas dizem respeito a presença ou ausência de determinada substância, anticorpo, microrganismo, célula ou antígeno) diferente dos exames quantitativos (que medem um determinado valor – quantidade da substância, anticorpo microrganismo, célula ou antígeno), dão um resultado geralmente como positivo ou negativo e alguns podem dar o resultado apenas como reagente ou não reagente.

Dentre esses exame podemos destacar HIV, VDRL (exame não específico para sífilis), alguns testes qualitativos de Gravidez, exames para hepatites virais (A, B, C e assim por diante), testes IgG e IgM para várias doenças como Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus e outros…

Neste exames utiliza-se uma substância chamada de “reagente” que é colocada em contato com a amostra de sangue e que pode desencadear uma reação se nessa amostra de sangue existir substâncias capazes de causas essa reação. Então, a partir da observação da amostra de sangue após ser colocada em contato com essa substância “reagente“, podemos dizer que houve a reação: amostra reagente; ou podemos dizer que não houve a reação: amostra não reagente.

Não reagente significa que na amostra de sangue analisada não existe a substância procurada e dessa forma o exame é considerado negativo.

8 thoughts on “O que significa exame não reagente?

  1. Claudio Barbosa de Souza

    Depois que vir o meu resultado de Chagas que deu não reagente, que significa negativo, fiquei muito feliz, sou muito grato a você!

    Reply
  2. Luciano

    Minha esposa está grávida e fez o exame hiv 1 e 2- anticorpos. Esta escrito no exame:
    *amostra nao reagente para hiv – ausência de anti-corpos na amostra;
    *amostra reagente para hiv – presença de anticorpos na amostra.

    O que isso quer dizer?

    Resposta:
    muitas coisas são escritas neste tipo de exame, o importante é olhar o resultado, não reagente é o mesmo que negativo e reagente é o mesmo que positivo!

    Reply
  3. CARLOS RODRIGUES

    BOA TARDE MEU EXAME DE HIV DEU ESSES DADOS, O QUE SIGUIFICA? POSITIVO OU NEGATIVO.
    NEGATIVO -0,9
    POSITIVO +1,1
    INDETERMINADO ENTRE 0,9 A 1,1
    RESULTADO FINAL 0,11

    Resposta:
    Negativo!

    Reply
  4. Adeildo Silva

    Fiquei mais seguro depois de saber a resposta através deste site a respeito de dois exames de sangue que eu fiz para saber se tinha Sífilis ou HIV, e que deu como resposta (não reagente); o que na verdade quer dizer que estou totalmente sadio e livre destas doenças.

    Reply
  5. Maria

    Obtive meu resultado vdrl e ele deu não reagente, porém veio com esses dizeres: amostra reagente em teste não treponêmico e não reagente em teste treponemico exclui o diagnóstico de sífilis. Recomenda-se investigação de gravidez, doenças autoimunes como lúpus eritematoso, infecções bacterianas, doenças virais e infecções por protozoários, entre outros. o que quer dizer? Me ajude por favor!

    Resposta:
    Esses dizeres são apenas orientações para os médicos!

    Reply
  6. Ana Maria

    Como saber se o resultado do exame de HIV é positivo ou negativo? Resultado 0,263
    Valores de referência: Não Reagente: menor 0,90; Inconclusivo: maior/igual 0,90 e menor 1,00; Reagente: maior/igual 1,00; o que isso que dizer?

    Resposta:
    0,263 é menor que 0,9, portanto o resultado é Não Reagente, ou seja resultado negativo!

    Reply
  7. Carlos Oliveira

    Bom dia, estou muito preocupado, o meu exame hiv deu resultado não reagente, mas especificando a presença, já se o resultado esteve dado reagente era indeterminado, me ajudem, será que houve ai um equívoco do laboratório?

    Resposta:
    não reagente significa que é negativo, fique tranquilo! Leve o resultado para seu médico e converse com ele sobre suas dúvidas!

    Reply
    1. Carlos Oliveira

      Obrigado pela resposta, mais uma outra dúvida:

      o Laboratório colocou não reagente nas especificações em baixo, algo relacionado a positivo, e reagente relacionado algo a negativo, desculpe-me pela ignorância é porque sou leigo no assunto e estou muito preocupado, mas o resultado final mesmo esta: Resultado NÃO REAGENTE E CONCLUSÃO NÃO REAGENTE PARA HIV, só essas especificações do laboratório que me deixou assim sem dormir esta noite.

      Resposta:
      todos os laboratórios colocam essas especificações porque são obrigatórias, minha dica: apenas leia o seu resultado e esqueça o restante do que está escrito!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *