Ovário Micropolicístico

O que é ovário micropolicístico?

Os ovários são os órgãos sexuais que se situam lateralmente na pelve (direita e esquerda) são responsáveis pela maturação dos óvulos e produção de hormônios sexuais. No processo natural e normal de preparação do óvulo que será liberado na ovulação existe a formação de um ou mais folículos (no início geralmente são vários até que um fique dominante – aquele que será expelido pelo ovário na ovulação). Desta forma os folículos os cistos de ovário são estruturas que fazem parte de sua anatomia e funcionamento normal (cistos funcionais).

  • Cistos nos Ovários

Existe uma condição clínica (doença) denominada Síndrome dos ovários PolicísticosSOP, que tem uma fisiopatologia ainda não totalmente esclarecida (parece estar relacionada com alterações hormonais), onde ocorre um desenvolvimento parcial e incompleto de muitos folículos que não se desenvolvem até um folículo dominante e o processo de ovulação fica comprometido.

Nesta situação quando a mulher faz um exame de imagem como o ultrassom transvaginal o aspecto visual dos ovários é de presença de múltiplos cistos de pequeno tamanho.

  • Micro: pequeno;
  • Poli: muitos, vários ou múltiplos;
  • Cisto: estrutura formada por uma cápsula que envolve um conteúdo geralmente líquido em seu interior.

 

One thought on “Ovário Micropolicístico

  1. Patricia

    Qual o melhor tratamento para quem deseja engravidar?

    Resposta:
    Depende do problema específico (ovários policísticos) e das outras condições associadas, por exemplo peso acima do normal (comum em mulheres com síndrome dos ovários policísticos) então precisa tratar a SOP e reduzir o peso, tudo depende da avaliação do seu médico, dos seus objetivos, da sua idade e também de em quanto tempo você está disposta a engravidar.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *