Ovários Policísticos

O que é ovário policístico?

O significado de ovários policísticos é a presença de múltiplos cistos nos ovários.

  • Poli: muitos ou vários;
  • Cistos: estrutura composta por uma cápsula que envolve um conteúdo geralmente líquido.

O que é Síndrome dos Ovários Policísticos?

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um conjunto de alterações que envolve quase todo o corpo de mulher e responsável pelo aparecimento de muitos sintomas e consequências.

  • Síndrome dos Ovários Policísticos?

Quais os sintomas dos ovários policísticos?

Os ovários policísticos, sua presença nos ovários de forma isolada, sem repercussão hormonal, não tem sintomas propriamente, porém os principais sintomas dos ovários policísticos estão presentes quando há a presença da síndrome dos ovários policísticos:

Principais Sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos:

  • Irregularidade menstrual e ciclos menstruais irregulares;
  • Dificuldade de engravidar;
  • Masculinização da mulher (aumento dos pelos, alterações de pele, alterações na voz, redução do tamanho das mamas);
  • Acne;
  • Obesidade (a obesidade não é propriamente um sintoma, porém está presente em um grande número dessas pacientes e pode fazer parte da fisiopatologia que origina a SOP).

Ovário policístico engorda?

As alterações hormonais presentes na síndrome dos ovários policísticos podem estar associadas com a obesidade (pode ser uma das causas da SOP ou pode ser consequência da síndrome). Porém os ovários policísticos isolados (sem síndrome) não tem uma relação direta com obesidade. Indiretamente a produção de estrogênios na gordura periférica pode levar a formação de microcistos nos ovários. Então podemos dizer que o ovário policístico não causa a obesidade, mas a obesidade pode levar aos ovários policísticos.

Ovário policístico causa infertilidade?

A síndrome dos ovários policísticos pode estar associada com dificuldade e em casos graves impossibilidade de engravidar, isso se deve aos ciclos sem a presença de ovulação e endométrio não preparado para a gravidez (nidação), porém essa dificuldade pode ser revertida, na maioria dos casos com o tratamento. Apenas a presença de ovários policísticos, geralmente não causa infertilidade.

  • Posso engravidar com ovários policísticos?

Ovário policístico tem cura?

Os ovários policísticos têm tratamento e a cura, o “sumiço” dos múltiplos cistos nos ovários pode ocorrem após semanas ou meses ao tratamento clínico, o mesmo pode ser dito a respeito da cura da síndrome dos ovários policísticos, porém a SOP é uma doença de múltiplos graus de acometimento do corpo com repercussões em vários graus e órgãos, muitos dos sintomas e aspectos relacionados a SOP podem ser resolvidos com sintomáticos, outros aspectos são mais difíceis de se obter um tratamento satisfatório. A dificuldade de engravidar é um exemplo.

Qual o Tratamento para ovários policísticos?

O tratamento para ovários policísticos depende basicamente da presença ou não da síndrome dos ovários policísticos, sintomas associados e dificuldade de engravidar. Se os ovários policísticos são única e exclusivamente um achado de exame, muito provavelmente não há necessidade de tratamento apenas acompanhamento médico regular.

No caso da SOP, geralmente o uso de medicamentos (pílulas anticoncepcionais especiais e outros) e perda de peso (quando obesidade associada) são a base para o tratamento dos ovários policísticos.

Ovário Policístico precisa de cirurgia?

Cirurgia para ovários policísticos quase nunca pé necessária. Apenas cistos nos ovários grandes ou que indiquem outras doenças podem precisar de cirurgia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *