Paracetamol corta o efeito do anticoncepcional?

Paracetamol corta o efeito do anticoncepcional?

Paracetamol que também é conhecido por acetaminofeno é um medicamento analgésico e antipirético (combate a dor e a febre), mas sem propriedades antiinflamatórias. Atua por inibição da síntese das prostaglandinas. As prostaglandinas são mediadores celulares responsáveis pelo aparecimento dos sintomas da inflamação, como a dor.

O paracetamol pode ser encontrado nas farmácias nas seguintes formas de apresentação:  comprimidos, gotas, xaropes. Atualmente é um do analgésico muito utilizado e vendido sem receita médica, porém é um remédio que pode causar problemas no fígado quanto usado em doses elevadas.

O paracetamol é encontrado em vários medicamentos usados contra dor (Tylenol), cólicas (BuscoDuo) e sintomas de resfriado e gripe. As doses habitualmente prescritas pelos médicos são seguras, mas o seu baixo preço e a sua grande facilidade de aquisição têm provocado o aparecimento de alguns casos de intoxicação.

O paracetamol pode cortar o efeito do anticoncepcional?

Não, o paracetamol não corta o efeito do anticoncepcional, pode ser usado sem nenhum problema, com qualquer tipo de contracepção (pílula, adesivo ou injeção), além de ser um remédio que pode ser usado na gravidez sem nenhum risco para a gestação ou para o bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *