Pílula do dia seguinte, como saber se fez efeito?

Eu tomei a pílula do dia seguinte e não tive sangramento, como saber se ela realmente fez efeito? Como saber se engravidei?

O fator primordial para tomar a pílula do dia seguinte é o medo de engravidar. A relação sexual desprotegida (ou as relações) e suas circunstâncias levam a mulher a tomar (ou o homem fazer a mulher tomar) a pílula do dia seguinte. E o mesmo medo de engravidar que levou a tomar a pílula do dia seguinte também gera uma dúvida: será que a pílula funcionou? Como saber se deu certo? Engravidei ou não engravidei? Tal dúvida ainda é mais intensa quando a mulher toma a pílula do dia seguinte e não ocorre sangramento depois de tomar ou ainda pode ocorrer atraso da menstruação, então a menstruação não vem e fica atrasada e as dúvidas somente aumentam.

Como saber se a pílula do dia seguinte fez efeito?

O que devemos saber em primeiro lugar é que a presença do sangramento após tomar a pílula do dia seguinte não é garantia de que a pílula do dia seguinte funcionou adequadamente e evitou uma gravidez, assim como a ausência de sangramento logo após tomar a pílula do dia seguinte não é sinal de que a mulher engravidou.

A eficiência da pílula do dia seguinte em evitar gravidez está relacionada com o dia do ciclo menstrual em que ocorreu a relação e o tempo decorrido entre a relação e a tomada da pílula (que deve ser o mais rápido possível para uma maior eficiência).

Só há um jeito de saber se a pílula fez o seu efeito: se a mulher não engravidou é porque a pílula do dia seguinte fez seu efeito! Parece uma resposta boba, mas essa é a resposta. A única maneira de saber se a pílula fez o efeito é fazendo um exame de gravidez e seu resultado for negativo!

O mais importante é saber se há necessidade de fazer o exame e quando fazer teste de gravidez?

Para suspeitar de uma possível gravidez a menstruação deve atrasar por 15 dias ou mais (refiro-me aqui a menstruação normal do dia certo de descer atrasar, não estou falando do sangramento que ocorre depois de tomar a pílula do dia seguinte), então se a menstruação atrasar por mais de 15 dias um teste de gravidez deve ser feito e ir ao médico.

A pílula do dia seguinte pode falhar?

Sim! Pílula do dia seguinte é um método contraceptivo pouco eficiente e somente deve ser usado em situações de emergência, para evitar a gravidez precisa usar outros métodos muito mais seguros (anticoncepcional oral ou camisinha). Como qualquer remédio você somente deve tomar a pílula com a prescrição médica. Porém mesmo não sendo um método ideal, ela ajuda sim a evitar gravidez, porém que fique claro que a pílula do dia seguinte não é 100% segura.

Posso engravidar tomando a pílula do dia seguinte?

Sim! O risco é menor tomando a pílula do dia seguinte. Pílula do dia seguinte não oferece muita eficácia no combate a gravidez, sempre que a pílula do dia seguinte for usada como única forma de método anticoncepcional, existe sim o risco de engravidar. Quando a pílula do dia seguinte é utilizada com outros métodos (injeção ou pílula oral – cartela ou adesivo) o risco de engravidar é menor, mas sempre há um risco de engravidar! Deve-se evitar o uso de pílula do dia seguinte com outros métodos anticoncepcionais hormonais  (pílula de uso diário, injeção, adesivo ou anel vaginal) pois isso aumenta muito o risco de efeitos colaterais  (alguns efeitos podem ser graves – inclusive com risco de morte).

Sangramento depois de tomar a pílula é garantia de que fez efeito?

Não!

Não sangrar depois de tomar a pílula do dia seguinte é sinal que engravidei?

Não!

Não tive os sintomas da pílula do dia seguinte, será que fez efeito?

Independente dos sintomas a pílula pode sim ter feito seu efeito, sempre lembrando que a pílula do dia seguinte não é 100% efetiva na prevenção à uma gravidez indesejada.

Será que posso estar grávida?

Somente há uma maneira de saber isso: exame de gravidez!

A pílula do dia seguinte interfere no exame de gravidez?

Não!

Quando posso fazer o exame de gravidez?

O ideal é fazer o exame de gravidez somente quando o seu médico indicar. Exame de gravidez deve ser feito quando há indícios de gravidez: a ausência da menstruação  (menstruação atrasada) é o mais importante indicativo de gravidez! Se sua ansiedade e preocupação está muito grande faça o teste de gravidez depois de transcorridos 15 a 20 dias depois da relação suspeita.

Pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação?

Sim! Principalmente se tomada perto do dia da menstruação descer! Também pode atrasar a menstruação das mulheres que tomam anticoncepcional e “inventam” de tomar a pílula do dia seguinte, inclusive se tomada na pausa do anticoncepcional pode até mesmo fazer com que a menstruação nem desça. Se você toma anticoncepcional não há necessidade de tomar a pílula do dia seguinte (na pausa do anticoncepcional você também está protegida e não precisa tomar a pílula de emergência)

A menstruação está atrasada, será que engravidei?

Caso sua menstruação esteja há mais de 15 dias atrasada, há grandes chances de estar grávida, precisa procurar o médico e fazer um exame de gravidez.

Bebida alcoólica corta o efeito da pílula do dia seguinte?

Não!

Leia também:

 

Aviso Importante:

Eventualmente alguns comentários são respondidos, isso significa que nem todos os comentários serão respondidos. Quando há risco de gravidez não dá para quantificar esse risco, porque isso depende de cada caso. E jamais vamos dizer quando tomar ou não tomar a pílula do dia seguinte – é proibido fazer prescrição de remédios pela internet. Então perguntas do tipo: Quanto é meu risco de engravidar? ou Devo tomar a pílula do dia seguinte? Não serão respondidas!

37 thoughts on “Pílula do dia seguinte, como saber se fez efeito?

  1. Mariana

    Tive relações sexuais desprotegida. Tomei a pílula do dia seguinte 13 horas depois. Tive sangramento 5 dias depois, posso estar grávida?

    Resposta:
    O mais provável é que não esteja grávida!

    Reply
  2. Luana

    Tomei a pílula a mais de uma semana e sinto dores de cabeça e enjoo, pode ser sinal de eficácia da pílula do dia seguinte?

    Resposta:
    Isso que você está sentindo são os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte!”

    Reply
  3. Elaine

    Eu fique boa da menstruação e no mesmo dia tive relação com meu marido sem camisinha.
    No dia seguinte tomei a pílula do dia seguinte tomei a primeira pílula as 10hrs da manhã e 10 hrs da noite era pra mim tomar a outra só que esqueci e tomei só as 11 hrs atraso de 1 hr a pílula vai fazer efeito?

    Resposta:
    Sim, vai fazer efeito!

    Reply
  4. Ciria blênia pereira

    Olá! Tomei a pílula do dia seguinte 2 vezes na semana tem perigo de ter engravidado? (Obs: ele não gozou dentro tirou pra fora!

    Resposta:
    Sempre que usar a pílula do dia seguinte haverá chance de engravidar (pequena, mas existe), se usar mais de uma vez (ou de forma repetida) aí a chance da pílula do dia seguinte falhar é maior!

    Reply
  5. Joana

    Eu nunca tomei a pílula normal, tive uma relação desprotegida após 4 dias da menstruação e tomei a pílula do dia seguinte, posso estar grávida? Urgente!

    Resposta:
    “Sempre que a pílula do dia seguinte for a única forma de anticoncepção utilizado você sempre vai correr risco de engravidar, pois a eficácia máxima da pílula do dia seguinte gira em torno de 95%, então como não é 100% efetiva sempre existe um pequeno risco de engravidar. Claro que a chance de engravidar é pequena (muito pequena)! Porém cuidado: pare de usar a pílula do dia seguinte porque quando usada mais vezes ela vai reduzindo sua eficácia e a chance de engravidar aumenta. Opte por métodos mais seguros com a pílula de uso diário, a injeção ou a camisinha.”

    Reply
  6. Rebeca

    Tomei a pílula do dia seguinte em agosto. Porém tomei a primeira dose certa e esqueci de tomar a segunda, em setembro a minha menstruação veio certa, porém em outubro ela está atrasada 20 dias, eu posso estar grávida?

    Resposta:
    Pode!

    Reply
  7. Victor

    Se tomar a pílula um pouco depois da relação sem marca tempo para tomar e possível que não funcione?
    Obs: esse tempo se for de 30 minutos à 1 hora?

    Resposta:
    A pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais breve possível após a relação, porém seu uso deve ser restrito a situações específicas, caso seu uso seja frequente, perde-se o efeito protetor e ainda há sérios riscos para a saúde!

    Reply
  8. Aline

    Tomei a pílula pela primeira vez, porém acabei tomando as duas de uma vez. Isso pode me deixar grávida? Já que tomei as duas de uma vez e até agora não vi nenhum efeito. Pode me ajudar?

    Resposta:
    Você tomou errado, não há problema, mas o efeito será reduzido, porém precisa saber que a pílula do dia seguinte não é um método anticoncepcional seguro, pois falha muito e muitas mulheres que usam engravidam!

    Reply
  9. Marcela

    Estava no primeiro dia da menstruação e tive relações sexuais com meu namorado sem camisinha com ejaculação dentro. Porém tomei pílula do dia seguinte cerca de 1h depois da relação. Posso estar grávida?

    Resposta:
    O período da menstruação é o período com uma das menores chances de engravidar, então a chance de gravidez é muito pequena e a pílula do dia seguinte ajuda ainda mais a evitar a gravidez!

    Reply
  10. Aline

    Tomo anticoncepcional, porem sempre esqueço alguns dias, sempre tem falhas. Tive relação nessa semana e tomei a pílula do dia seguinte desde então estou tomando certinho a cartela, porem tive relação novamente na mesma semana. quero ir tomar novamente a pílula do dia seguinte por precaução. Será que perde o efeito da pílula tomar duas vezes na mesma semana? Corro risco de estar grávida?

    Resposta:
    Você corre sérios risco de saúde se continuar a tomar tanta pílula do dia seguinte! Mude o horári de tomar sua pílula para um horário mais fácil de lembrar e use camisinha quando ocorrer esquecimento (até 7 dias depois) e somente use pílula do dia seguinte se o seu médico indicar!

    Reply
  11. Karina

    Não consigo fazer essa conta..
    Fevereiro menstruação: 20 a 22
    Março menstruação: 17 a 19
    Março Relação desprotegida: 21
    Março Pílula do dia seguinte: 22
    Março Sangramento da pílula : 27 e 28
    Abril dores mto forte: dia 1.
    Abril Relação desprotegida: 3 ( n tomei nada)
    Abril Relação desprotegida:11 ( n tomei nada).
    Teste de gravidez digital feito 30 de abril: positivo de 2-3 semanas.
    Teste de gravidez digital feito 06 de maio: positivo 2-3 semanas (.. Essa deve ser a 3 semana)

    “2-3 semanas : para os médicos de 4-5 semanas”

    Nos teste aparecem a partir da fecundação, isso? Teria alguma chance dessa gravidez ser da primeira relação? Primeiro que não era o período fértil ainda, tomei a pílula. E depois tive duas relações que não tomei nada, e pelas contas do teste. Seria?

    Resposta:
    “Teste de gravidez digital = nunca ouvi falar e se você se refere a testes feitos em sites online, esqueça pois não tem nenhum tipo de utilidade, sequer dá para saber se está grávida por estes testes! Se você está realmente grávida então o mais provável é que tenha engravidado das relações dos dias 03 ou 11 de Abril!”

    Reply
  12. Mila

    Eu tive relação porém usei camisinha e ela não estourou até conferi, só que como tenho muito medo tomei a pílula mesmo assim. Lembrando que meu período é irregular e nunca tomei anticoncepcional. Corro algum risco?

    Resposta:
    Se usou camisinha fique tranquila, pois ela é muito mais eficiente do que a pílula do dia seguinte! Pare com a automedicação, isso pode ser perigoso!

    Reply
  13. JG

    Tive relação no dia depois do fim da minha menstruação, tomei a pílula 20 minutos depois, mas não tive sangramento, nem nenhum efeito colateral da pílula, posso estar grávida?

    Resposta:
    Talvez!

    Reply
  14. Aiulli Camila

    Olá eu tive minha primeira vez só que antes de eu transar eu tomei a pilula do dia seguinte de 12:30 e de 21:20 eu transei e tomei a segunda pílula de 00:30, eu posso engravidar só pelo fato de ter tomado antes do ato sexual?

    Resposta:
    Pode engravidar porque a pílula do dia seguinte não é um método anticoncepcional seguro!

    Reply
  15. Anitaa

    Oi. Sempre tive um ciclo menstrual irregular. Tomei a pílula do dia seguinte logo no dia após o ato sexual. Para saber se estou ou não grávida tenho que fazer um exame. Mas se eu fizer um dia após ter tomado a pílula pode dar um resultado certo?

    Resposta:
    Se fizer o exame agora ele não será confiável! Exame de gravidez deve ser feito quando há indicio de gravidez (sinais e sintomas) que somente aparecem em torno de 15 dias a dois meses depois da relação que causou a gravidez, então se a sua menstruação atrasar por mais de 15 dias faça o exame de gravidez!

    Reply
  16. Lucas

    Oi, minha namorada tomou pílula do dia seguinte logo após da nossa relação, ai desceu pouco para ela, antes da data do ciclo menstrual dela, ela teve sintomas de gravidez, por exemplo, dor de cabeça, dor lombar, peitos sensíveis, e dor que nem fosse ter a menstruação, isso é efeito colateral da pílula?

    Resposta:
    É uma possibilidade!

    Reply
  17. Maria

    Tomo anticoncepcional há uma semana, tive relações sexuais no dia do termino da minha menstruação, daí tomei a pílula do dia seguinte, se eu não tivesse tomado teria engravidado? Quanto tempo preciso tomar o anticoncepcional para ter relações sem medo? Não tive nenhum sintoma da pílula e também não tenho do anticoncepcional, isso tem algum problema? Tomei a pílula 20 minutos depois da relação, era uma única dose, as chances de engravidar são mínimas então? Muito obrigada!

    Resposta:
    As chances de engravidar nesse período do ciclo menstrual são naturalmente pequenas e tomando anticoncepcional são quase nulas e a pílula do dia seguinte confere uma proteção extra.

    Reply
  18. Aurea

    Quais são os riscos se eu tomar a pílula mais de uma vez no mês?

    Resposta:
    A pilula do dia seguinte pode causar desde os seus sintomas simples (efeitos colaterais habituais) até eventos tromboembólicos com possibilidade de óbito ou sequelas graves (eventos mais raros).

    Reply
  19. Tamires

    Boa tarde! Tomei a pílula do dia seguinte mês passado, depois de 3 tive um sangramento de 7 dias, um vermelho bem vivo, sinto tonturas e bastante sono e cuspideira toda hora, já esse mês de novembro a menstruação não desceu no dia 09.11, posso ter engravidado mesmo tomando a pds?

    Resposta:
    Sim!

    Reply
  20. Carla Martins

    Oi, eu tive a minha primeira relação com um menino no dia 3 de outubro, tomei a pílula no outro dia as 10 horas da manhã, e segui a prescrição, tomei a segunda pílula depois de exatas 12 horas! Não tive sangramento assim que tomei a pílula, mas no dia 9 de outubro a minha menstruação desceu normalmente, durou os 6 dias do mesmo jeitinho que sempre foi! Só que acontece que esse mês de novembro ela ainda não desceu! Será que eu estou gravida? Simplesmente a minha mãe vai me matar se eu estiver!

    Resposta:
    Pode ser gravidez sim, mas ainda é cedo para se preocupar, espere a menstruação atrasar pelo menos 15 dias para começar a se preocupar e então faça um exame de gravidez.

    Reply
  21. Karine

    Boa noite!
    Durante a relação eu sentir que vazou, ai no dia seguinte eu tomei a pílula do dia seguinte, já tinha tomado outras vezes, mas em meses longes um do outro, mesmo assim ela faz efeito? Quantas pode tomar durante o ano?

    Resposta:
    A pílula do dia seguinte sempre faz efeito, porém não é um método muito seguro! Em teoria a pílula do dia seguinte nunca deveria ser usada, pois é um método de emergência, se muitas emergências acontecem é porque você está se colocando em risco tanto em relação às DSTs e à gravidez indesejada!

    Reply
  22. I

    Se a menina tomar a pílula do dia seguinte duas vezes seguidas há menores riscos de engravidar ou não?

    Resposta:
    “Não!”

    Reply
  23. Rayanne

    Tomei a pílula do dia seguinte após 5 dias depois que tive relação, será que ela fez efeito?

    Resposta:
    “Não”

    Reply
  24. Bruna Martins

    Boa noite! Há pouco tempo eu tive relações sexuais, logo em seguida eu tomei a pílula do dia seguinte, estou um pouquinho enjoada, é normal? É sinal que esta fazendo efeito?
    Obs* É a primeira vez que tomo a pílula?

    Resposta:
    Enjoo pode ocorrer como efeito colateral da pílula do dia seguinte!

    Reply
  25. Bianca

    Tomei a pílula duas vezes no mês, a diferença entre uma e a outra foi de uma semana, só que não ocorreu nem um tipo de sangramento, mas eu senti alguns efeitos colaterais da pílula, entre eles dor de cabeça, diarreia, cansaço excessivo, a minha menstruação era pra descer hoje, porém ainda não desceu, eu posso estar grávida?

    Resposta:
    “Pode!”

    Reply
  26. Julia

    Tomei as duas pílulas uns 30 minutos depois da relação sexual então por eu ter tomado as duas juntas na mesma hora tem algum problema?

    Resposta:
    Deve tomar sempre conforme a prescrição médica e a bula!”

    Reply
  27. Suellen Braga

    Oi, ontem eu comprei uma pílula do dia seguinte e tomei o primeiro comprimido, sendo que eu tinha que toma o segundo comprimido depois de 12 horas. Só que me esqueci de tomar no horário e só depois muito tempo depois. Tem algum problema? A pílula do dia seguinte vai fazer efeito?

    Resposta:
    O efeito é menor e a chance de engravidar é maior!

    Reply
  28. Lais

    Tomar a pílula do dia seguinte duas vezes no mesmo dia, com intervalo de tempo curtos anulam o efeito?

    Resposta:
    Não! Muito cuidado com a pílula do dia seguinte, o uso abusivo pode levar a efeitos colaterais, evite a automedicação!

    Reply
  29. Kesley

    Oi tive relação no meu último dia de menstruação e tomei uma pílula do dia seguinte 4 horas apos e a outra 12 horas após. Posso estar grávida?

    Resposta:
    A menstruação não costuma ser um período propício a gravidez, porém sempre há uma pequena chance!

    Reply
  30. Maria Luisa

    Eu tomei a pílula do dia seguinte e tive sangramento muito antes do dia da minha menstruação. Já faz 19 dias e em todo o tempo sinto enjoos, tontura, dor nas costas, dores nos seios e muita sonolência, sem contar que sinto muita fome mas quando faço a comida o cheiro faz com que meu estômago fique embrulhado. Sintomas de gravidez ou efeito do remédio?

    Resposta:
    Os sintomas podem ser tanto da pílula do dia seguinte como de uma gravidez, porém raramente os sintomas de gravidez aparecem antes do segundo mês de gravidez!

    Reply
  31. Claudia Maria

    Quero saber se é possível engravidar tomando a pílula do dia seguinte 10 horas após a relação sexual? Mesmo estando no último dia da menstruação?

    Resposta:
    É possível sim, porém as chances são muito pequenas!

    Reply
  32. Raquel

    Meu marido fez vasectomia, fiz relação sem camisinha, posso estar grávida? Sendo que eu tomei uma pílula do dia seguinte e depois da Pílula sangrei!

    Resposta:
    “Seu marido não pode engravidar ninguém! Então não há risco de engravidar!”

    Reply
  33. Julliane

    Tomo anticoncepcional há mais de 6 anos, só que fiz uma troca de remédio e estou na primeira cartela, acabei transando sem camisinha. Posso engravidar?

    Resposta:
    “Em teoria não.”

    Reply
  34. Laura

    Tomo anticoncepcional há 2 meses já, mas no primeiro dia de pausa entre a cartela do 2 e do 3 mês a camisinha estourou. Tomei a pílula do dia seguinte no outro dia por volta de 17h depois. Entre a pausa de uma cartela e outra é possível engravidar ? Mesmo sendo já a segunda cartela ?
    E nesse caso, há chances da pílula do dia seguinte não funcionar?

    Resposta:
    “Não há risco de engravidar na pausa do anticoncepcional.”

    Reply
  35. Carol

    Faz um mês que não tomo anticoncepcional, neste mês tive todas as relações com camisinha, mais uma semana antes do dia de vim pra mim não tava sentindo nenhum sintoma, fiquei com medo e tomei a pílula do dia seguinte, só que já passo o dia de vim minha menstruação… Posso estar grávida?

    Resposta:
    A melhor resposta é provavelmente não, mas gravidez é uma das possibilidades. Desconfie de gravidez sempre que o atraso for superior há 15 dias, procure um ginecologista!

    Reply
  36. Daniele

    Eu tomei a pílula do dia seguinte faltando 5 dias para a minha menstruação e até agora não veio para mim, é normal esse atraso?

    Resposta:
    Atrasos menstruais podem ocorrer ao tomar a pílula do dia seguinte!

    Reply
    1. Brenda Farias

      Tomo anticoncepcional e tomei a pílula e ainda não desceu, posso estar grávida?

      Resposta:
      “Sim! Gravidez é uma das inúmeras situações que causam atraso na menstruação!”

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *