Receba Gratuitamente Nossas Novidades!

Não enviaremos spans e guardaremos seu nome e e-mail em sigilo.

Porque algumas pessoas sentem mais calor que outras?

Posted by in Doenças e Sintomas, Tudo Sobre Quase Tudo | 0 comments

Gostaria de saber porque algumas pessoas sentem mais calor e outras costumam sentir mais frio?

A sensação térmica individual depende de vários fatores relacionados com características de cada pessoa e fatores ambientais. Os principais fatores individuais são:

  • Espessura da camada adiposa subcutânea

Quanto maior for a espessura dessa camada maior é a tendência de sentir calor  (o tecido adiposo é formado basicamente por gordura que é um bom isolante térmico).

  • Circulação sanguínea

Quanto maior a quantidade de sangue e quanto mais rápido ele circula principalmente na periferia do corpo (extremidades e pele) mais rapidamente o corpo aquece.

  • Diminuição da sensibilidade térmica

A Neuropatia Periférica (sintoma comum da Diabetes), também presente em outras situações médicas e outras doenças que podem diminuir a sensibilidade térmica causam uma insensibilidade e a pessoa não distingue mais o frio ou o calor, tornando-se desta forma tolerante tanto ao frio como ao calor.

Fatores ambientais:

  • Tolerância adquirida ao ambiente

A exposição  por muito tempo há um ambiente mais quente tende a tornar a pessoa mais tolerante ao calor – acostumar-se ao clima, o mesmo ocorre com o frio, porém de modo oposto.

Um outro aspecto individual e se assim pode se dizer, um aspecto subjetivo é o fato do indivíduo ser “calorento“, naturalmente a pessoa tem uma tendência a sentir mais calor, isso já é notado desde bebê, quando a pessoa costuma destampar-se e sentir-se melhor com menos roupas e gostar de temperatura amena, porque o calor lhe causa um desconforto natural.

Recado do Dr. Charles Schwambach:

Nosso principal objetivo sempre foi oferecer para você informações de qualidade e para tornar sua busca mais fácil e para poder tirar suas dúvidas de maneira ainda mais satisfatória vou dividir os assuntos discutidos aqui no site em 2 grandes temas criando, desta forma, 2 novos sites:

Ciclo Menstrual (ciclomenstrual.blog.br)

Responde (responde.med.br)

No Ciclo Menstrual vamos tratar de assuntos relacionados aos anticoncepcionais, pílula do dia seguinte, menstruação, corrimento, gravidez e outros assuntos ligados ao universo feminino e saúde da mulher. No Responde vamos tirar dúvidas sobre saúde em geral, sintomas, doenças e tratamentos. Os dois sites entrarão no ar nos próximos dias e você poderá colaborar com ideias para conteúdo dos sites.

Abaixo você encontrará um local seguro para inserir seu melhor e-mail para receber gratuitamente nossas atualizações, novidades e informações essenciais! Não vamos enviar spans para você, seu nome e seu e-mail serão mantidos em sigilo absoluto! Obrigado e continue navegando no nosso site!


Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>