Porque algumas pessoas sentem mais calor que outras?

Gostaria de saber porque algumas pessoas sentem mais calor e outras costumam sentir mais frio?

A sensação térmica individual depende de vários fatores relacionados com características de cada pessoa e fatores ambientais. Os principais fatores individuais são:

  • Espessura da camada adiposa subcutânea

Quanto maior for a espessura dessa camada maior é a tendência de sentir calor  (o tecido adiposo é formado basicamente por gordura que é um bom isolante térmico).

  • Circulação sanguínea

Quanto maior a quantidade de sangue e quanto mais rápido ele circula principalmente na periferia do corpo (extremidades e pele) mais rapidamente o corpo aquece.

  • Diminuição da sensibilidade térmica

A Neuropatia Periférica (sintoma comum da Diabetes), também presente em outras situações médicas e outras doenças que podem diminuir a sensibilidade térmica causam uma insensibilidade e a pessoa não distingue mais o frio ou o calor, tornando-se desta forma tolerante tanto ao frio como ao calor.

Fatores ambientais:

  • Tolerância adquirida ao ambiente

A exposição  por muito tempo há um ambiente mais quente tende a tornar a pessoa mais tolerante ao calor – acostumar-se ao clima, o mesmo ocorre com o frio, porém de modo oposto.

Um outro aspecto individual e se assim pode se dizer, um aspecto subjetivo é o fato do indivíduo ser “calorento“, naturalmente a pessoa tem uma tendência a sentir mais calor, isso já é notado desde bebê, quando a pessoa costuma destampar-se e sentir-se melhor com menos roupas e gostar de temperatura amena, porque o calor lhe causa um desconforto natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *