Porque algumas pessoas sentem mais frio que outras?

Eu costumo sentir muito frio, mesmo em dias frescos noto que eu preciso de mais agasalho que outras pessoas. Gostaria de saber porque algumas pessoas sentem tanto frio e outras sentem mais calor?

A sensação térmica de cada indivíduo está relacionados a fatores ambientais e individuais físicos. Fatores ambientais:

  • Tolerância a temperatura pela exposição ambiental

Com a exposição das pessoas a um determinado tipo de clima (quente ou frio), elas tendem a acostumar-se com esse clima e a tornarem-se mais tolerantes, então quem vive em locais frios é mais tolerante ao frio que alguém que vive em locais mais quentes.

Fatores individuais:

  • Tecido adiposo subcutâneo

A espessura da camada de tecido adiposo encontrada abaixo da pele fornece uma camada de proteção contra o frio (funciona como um isolante térmico) e quanto maior essa camada, maior é a tendência da pessoa tolerar melhor o frio e desta forma não sentir tanto frio.

  • Circulação sanguínea

Quanto melhor a circulação do sangue melhor é a capacidade da pessoa aquecer-se melhor e desta forma tem um tendência a sentir menos frio, se a circulação é deficiente, principalmente nas extremidades (mãos, pés e pele) maior é o frio que a pessoa sente.

Uma característica individual e subjetiva é o aspecto natural de cada indivíduo de ser friorento ou calorento, uma pessoa friorenta tem uma tendência natural de sentir mais frio, e isso pode ser observado desde o nascimento; são bebês que gostam de estar mais agasalhados e dormem melhor quando bem cobertos e sentem-se melhor em locais mais quentes ou nos meses mais quentes do ano.

A neuropatia periférica (muito comum na Diabetes), assim como outras doenças que reduzem a sensibilidade térmica podem fazer com que o indivíduo perca a capacidade de sentir o frio e o calor.

4 thoughts on “Porque algumas pessoas sentem mais frio que outras?

  1. Lourdes

    Assim como a Larissa, sou extremamente friorenta. Moro no Sudeste, interior de São Paulo. Aqui as pessoas julgam ser muito quente. Acho as estações relativamente definidas. Sinto frio o ano todo, porém, menos frio no verão e mais no inverno e, como a maioria das pessoas do meu entorno são calorentas e acham que aqui é muito quente, acabo sofrendo em dobro quando se trata de janelas abertas, ventiladores e condicionadores de ar ligados, pois sou minoria. Aliás, não conheço nenhuma pessoa tão friorenta quanto eu. Durmo coberta e com a janela fechada quase o ano todo e quando abro é apenas um pequeno espaço. Sofro muito com o frio, sinto até dores nos ossos. Basta o sol entrar que já começo a me arrepiar. Já fiz um trato comigo que quando me aposentar, me mudo pro nordeste, pra fugir do frio. Não vejo a hora, pois assim irão se acabar os duelos das janelas e dos aparelhos ligados, as quais sempre fico em desvantagem, porque sou minoria por aqui.

    Reply
  2. claudiane

    Sinto muito frio, além do normal, amo o calor e me sinto muito bem, sou mais disposta no calor…

    Reply
  3. Haylla Junqueira

    O aquecimento do corpo devido a grande quantidade de Tecido adiposo subcutâneo, divide especialistas. Por que o aquecimento corporal por “gordura” só aquece o corpo cerca de 1 a 2°C. Muitos especialistas defendem essa diferença de temperatura pelos sensores corporais, que variam de pessoa para pessoa.

    Reply
  4. Larissa

    Nem sempre essa tolerância criada baseada na região onde a pessoa vive funciona corretamente, acho. Eu, basicamente, não sinto calor. Posso suar bastante durante o verão, mas simplesmente não sinto nenhum, absolutamente nenhum desconforto com o calor durante o Verão. Já estive muitas vezes no nordeste nos meses de Dezembro e Janeiro e o meu conforto é maravilhoso. Em compensação, moro no sul do Brasil (bem próxima a serra Gaúcha, mesmo) e sofro muito, muito mesmo no inverno. Nunca sinto os dedos, estou sempre batendo o queixo e o simples fato de tocar em objetos frios me é bastante doloroso, sendo que nasci e cresci no Rio Grande do Sul. Meu irmão sofre com o mesmo problema, mesmo que nossos pais nunca tenham tido problemas com o frio. (Pelo contrário na verdade, a tolerância de ambos é maravilhosa).

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *