Porque não engravido na pausa do anticoncepcional?

Por que corro mais risco de engravidar, esquecendo de tomar alguns anticoncepcionais durante a cartela, do que na pausa de 7 dias entre elas (se no caso de esquecer 1 ou 2 dias, eu já acabo menstruando da mesma maneira)?

A cartela do anticoncepcional tem como prerrogativa de funcionamento a inibição de parte do ciclo menstrual da mulher (a parte da ovulação e a parte de preparação do endométrio para receber o óvulo fecundado) e por outro lado tenta imitar uma parte do ciclo normal da mulher (parte da menstruação).

Tudo dentro de uma programação com datas certas para inibir parte do ciclo e induzir parte do ciclo, porém sem o período fértil, porque os hormônios da pílula inibem a ovulação e a pausa programada do anticoncepcional não oferece, desta forma, risco de engravidar.

A pausa entre as cartelas faz parte do tratamento contra a gravidez (anticoncepcional é como se fosse um tratamento contra a gravidez), se você der somente a pausa não corre risco, porém se além da pausa programada você fazer outras pausas não programadas (esquecer a pílula por exemplo) então “foge” do padrão de ciclo que se busca “inibir e imitar” e cria-se um risco de engravidar (possibilidade de ovulação porque você alterou o “falso” ciclo da pílula).

Na verdade o que a pílula faz é criar um padrão hormonal fixo para uma parte do ciclo (no ciclo menstrual normal há muita oscilação hormonal e essa oscilação dos hormônios é que estimula o desenvolvimento do óvulo e do endométrio, assim como a oscilação hormonal faz a liberação do óvulo). E a pausa da pílula é como se fosse a última parte do ciclo, onde há redução dos níveis hormonais e consequente menstruação.

Então se você esquecer a pílula ou variar muito o horário de tomar, você pode estar criando uma variação hormonal que o corpo pode interpretar como um sinal para ovular e então ocorrendo ovulação há o risco de engravidar.

2 thoughts on “Porque não engravido na pausa do anticoncepcional?

  1. Loise

    Olá, hoje eu tomei meu último comprimido da minha primeira cartela, isso quer dizer que só uso a um mês. Tive relação de risco hoje mesmo. Vale ressaltar que atrasei o horário da pilula em 3 horas. Por estar no primeiro mês optei por tomar pílula do dia seguinte, o de duas doses. Já tomei a primeira e tomarei a segunda em 12 horas. Amanhã eu deveria começar a tomar já outra cartela? Sem dar o período da menstruação? Ou devo espera lá descer e tomar o comprimido em 7 dias como indica a bula?

    Resposta:
    Você não precisa ter medo pois não vai engravidar na pausa do anticoncepcional e deve voltar a tomar sua próxima cartela no dia certo independente da sua menstruação descer ou não!

    Reply
  2. Valdeniza Bispo dos Santos

    Eu corro risco de engravidar se transar no quinto dia da menstruação?

    Resposta:
    Depende! Sua pergunta carece de dados! Se toma anticoncepcional corretamente a resposta é não! Se não toma anticoncepcional a resposta é sim! Mas a menstruação é o período do ciclo menstrual com a menor probabilidade de engravidar!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *