Posso estar grávida e não aparecer no ultrassom?

Existem 3 situações principais (englobam a grande maioria dos casos) em que a mulher pode estar grávida e o resultado do ultrassom não mostrar a presença dessa gravidez – exame falso-negativo:

Gravidez no início:

A gravidez que tem uma idade gestacional menor que 5 semanas (gravidez inicial – primeiras 4 semanas), em decorrência do não aparecimento de alterações ultrassonográficas que possam indicar sinais da presença de uma gravidez, pode ocorrer da mulher estar grávida e no ultrassom não vai mostrar nada.

Gravidez ectópica:

O exame de rotina do ultrassom segue um determinado número padrão de itens que são analisados e caso nada de adicional ou suspeito conste na solicitação do exame o médico que realiza o exame segue essa sequencia de verificações e uma gravidez que está se desenvolvendo fora do útero (gravidez ectópica), pode passar despercebida, neste caso a mulher está grávida e o ultrassom não mostra essa gravidez.

Problemas técnicos:

A escolha do exame correto pode alterar o resultado, por exemplo o ultrassom transvaginal é mais sensível para a detecção de gravidez no início do que o ultrassom pélvico que é realizado pela barriga. O um bom exame de ultrassom depende de vários fatores como: qualidade do aparelho, adequado preparo da paciente e experiência do médico que realiza o exame. Isso significa que o o número de exames falso-positivos e falso-negativos pode variar de acordo com esses fatores e um determinado número de exames com resultado em desacordo com a realidade do paciente é perfeitamente normal e aceitável.

Leia também:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *