Posso fazer exame de gravidez logo depois da relação?

Sempre tive um ciclo menstrual irregular. Tomei a pílula do dia seguinte logo no dia após o ato sexual. Para saber se estou ou não grávida tenho que fazer um exame de gravidez. Mas se eu fizer um dia após ter tomado a pílula (e dois dias após a relação) pode dar um resultado certo?

Os exames de gravidez medem a quantidade de hormônios da gravidez presentes no sangue e na urina. Quando a mulher engravida ela começa a produzir esses hormônios que se tornam mensuráveis (exame positivo) depois de alguns dias. Se o exame de gravidez for feito logo após a relação ele não será confiável.

Exame de gravidez deve ser feito quando há indicio de gravidez (sinais e sintomas de gravidez – sinais e sintomas que o médico considera serem de gravidez) esses sinais e sintomas somente aparecem a partir de 15 dias (menstruação não desce – primeiro sinal de importância para o médico), os demais sintomas podem demorar até 2 meses para começarem a aparecer.

Posso fazer exame de gravidez logo depois da relação?

Não! Espere no mínimo 15 dias para começar a pensar em fazer exame! Mas o ideal é esperar o aparecimento dos sinais e sintomas de gravidez (atraso da menstruação é o primeiro e mais importante).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *