Presença de calcificação significa que estou com câncer?

Eu tenho 29 anos e descobri que tenho calcificação hepática, são calcificações que apareceram no fígado, ainda não levei meu exame para o médico ver, estou preocupada. Gostaria de saber se isso é algum tipo de câncer?

Calcificações de uma forma geral aparecem como o resultado final de um processo de substituição tecidual, geralmente decorrente de um processo de cicatrização e a calcificação (deposição de cálcio nos tecidos) é o passo final desse processo. Dependendo do órgão podem aparecer calcificações por outros motivos. As calcificações podem ou não estar relacionadas com doenças e eventualmente podem estar associados com alguns tipos de câncer, porém outros sinais concomitantes vistos nos exames poderão mostrar qual é a origem das calcificações, então para resumir o que se deve saber sobre calcificação e câncer é que: eventualmente calcificações podem estar associadas com câncer, porém a maioria das calcificações não tem relação com câncer.

Calcificações no fígado e em outras órgão são relativamente comuns e na maioria das vezes são achados de exame (não estão relacionados com doenças), o ideal é levar todos os seus exames para o seu médico que ele poderá (ou não) definir mais especificamente a causa das calcificações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *