Quais as causas do útero aumentado?

O útero pode estar aumentado por vários motivos, os mais comuns são:

  • Alterações hormonais (menopausa, síndrome dos ovários policísticos, e outras alterações relacionadas com os hormônios sexuais);
  • Miomas no útero: miomas são nódulos ou tumores benignos de útero e são formados pelo mesmo tecido que forma o útero (músculo liso), a miomatose uterina, quando o útero apresenta muitos miomas, pode levar ao aumento do tamanho do útero, “este é o caso do ultrassom acima citado”. Miomas pode ficar muito grande, porém eles não “estouram” porque são estruturas sólidas, não risco de um mioma se romper. e também não há risco do mioma se transformar em um câncer;
  • Gravidez (a única alteração de imagem que pode estar presente no início da gravidez é o aumento do volume uterino – útero gravídico).

 

Causas menos comuns de aumento do útero:

  • Varizes pélvicas (as chamadas varizes internas podem levar ao edema e aumento do volume uterino;
  • Infecções e inflamações do útero (o edema decorrente de infecção no útero ou inflamação no útero pode ser interpretado como aumento do volume uterino no ultrassom);
  • Câncer (situação mais rara de ser encontrada em que o edema do útero pode acontecer pela infiltração de uma neoplasia (tumor – câncer no útero) proveniente, na maioria das vezes do colo uterino, neste caso outros aspectos são concomitantemente verificáveis.

 

É normal ter útero aumentado?

Útero aumentado de forma isolada não constitui um problema de saúde, porém dependendo do que está causando esse aumento e das repercussões de aumento é que podemos dizer se é “normal” ou “anormal”.

Preciso tratar o útero aumentado?

Depende! Dependo da causa e dos sintomas associados, além de um grande número de outros fatores como idade do paciente, número de filhos, desejo de ter filhos, doenças concomitantes e assim por diante.

Leia também:

Aviso Importante:

Eventualmente alguns comentários são respondidos, isso significa que nem todos os comentários serão respondidos. A lei brasileira não permite que diagnósticos e tratamentos possam ser feitos pela internet. Isso significa que comentários que fazem perguntas em que a resposta leva a um diagnóstico ou tratamento é muito mais difícil de ser respondido. As principais causas que levam ao útero estar aumentado já estão elencadas nesta postagem, porém no seu caso específico somente seu médico pode dizer o que realmente é!

21 thoughts on “Quais as causas do útero aumentado?

  1. Michelle

    Olá, me chamo Michelle e tenho 30 anos, minha menstruação está atrasada 20 dias, estou sentindo todos os sintomas de como se fosse menstruar, fiz dois testes de urina, pois imaginei que estivesse grávida. Mas os dois deram negativo, fui ao médico e ele disse que meu útero está um pouco alto, o que significa? Não entendi nada.

    Resposta:
    Útero alto no caso do exame físico quer dizer que seu útero pode estar aumentado, porém não dá mesmo para saber o que seu médico quis dizer!

    Reply
  2. Adriana

    Com 20 dias de gravidez dá pra saber pelo ultrassom? Ou somente aparece útero aumentado?

    Resposta:
    Não há nada no ultrassom que possa aparecer em decorrência de uma gravidez de 20 dias! 20 dias de gravidez é muito cedo para aparecer no ultrassom, não deu tempo nem mesmo do útero aumentar e o feto é tão pequeno que não aparece.

    Reply
  3. Poliana Nobre

    Fiz uma ultrassom e meu útero esta aumentado e meu ovário esquerdo não visualizado, já é o segundo ultrassom que faço e não visualizam o ovário esquerdo; porque isso acontece? Tenho 33 anos de idade!

    Resposta:
    Duas situações: ou esse ovário não existe ou o médico não visualizou (ele existe, mas o médico não viu durante a realização do exame).

    Reply
  4. Samilla

    Oi, minha avó fez uma ultrassom recentemente que detectou que a cavidade uterina dela está medindo 24cm . Ela não sente dor, não teve corrimento e nem hemorragia. Ela pode está com câncer?

    Resposta:
    tumores são estruturas físicas reais que devem aparecer na descrição do exame, além de todos os sintomas envolvidos e das conclusões médicas decorrentes da consulta médica para se chegar a tal diagnóstico. Câncer no útero é uma possibilidade relativamente rara!

    Reply
  5. Luana

    Olá meu nome é Luana! Perdi o bebê com aproximadamente 6 semanas, fiz a ultrassom transvaginal e descobri que perdi o bebê e estava com o útero aumentado e também existia presença de folículos. Sera que meu útero está aumentado porque estava grávida?

    Resposta:
    se fez logo após a perda o útero ainda poderia estar aumentado por causa da gravidez, porém o ideal é conversar com seu médico sobre isso!

    Reply
  6. Laryssa

    Oi, meu nome é Laryssa. No meu exame de ultrassom, deu útero aumentado e ele ainda ressaltou entre parênteses: (gravidez inicial?) Já fiz o teste de farmácia e deu negativo, porque será que a médica botou assim?

    Resposta:
    uma das causas de útero aumentado é gravidez no início, por esse motivo essa anotação no seu exame, não significa que está grávida, apenas que a gravidez é uma possibilidade e se seu exame de sangue de gravidez deu negativo, então provavelmente não está grávida.

    Reply
  7. Jacqueline Borges da Mata

    Olá, fiz uma histeroscopia cirúrgica (polipectomia) para retirar um pólipo, e o laudo (biópsia) deu uma alteração assim: focos de edema. O que pode ser isso? Por favor ajude!

    Resposta:
    Edema significa inchaço!

    Reply
  8. valquiria

    Oi tenho 44 anos tenho mioma lado esquerdo tomei a injeção cyclofemina e meu útero aumentou meu médico disse que é porque a cyclofemina contem estradiol sera que é isto agora pra reverter mandou tomar medroxiprogesterona 15mg injetável durante 4 meses em seguida esta injeção e de três em três meses sera que há algum problema eu engravidar eu tomo de um em um mês pra tratamento uterino; por favor aguardo respostas quanto antes estou entrando em parafuso e sera que não vou engordar com tanto hormônio?

    Resposta:
    Não dá para engravidar e fazer esse tratamento, precisa conversar com seu médico e decidir entre uma das duas coisas (primeiro tratar depois engravidar ou o contrário, você não tem muito tempo) e pode engordar sim, mas é só se manter vigilante e redobrar os cuidados, uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e exercícios físicos regulares não vão deixar você engordar.

    Reply
  9. O meu último exame ginecológico não apresentou nenhuma complicação (mioma ou endometriose), só um moderado processo inflamatório. Mas fiz recentemente uma ultrassom que detectou um aumento do volume uterino de 89 cm³ para 102 cm³, isso em menos de três meses. Possuo condiloma plano na forma subclínica. Será que esse aumento do útero pode estar relacionado a esse vírus?

    Resposta:
    provavelmente não!

    Reply
  10. Débora

    Preciso tirar uma dúvida. Tenho 44 anos, uma filha, um mioma de 6,9 mm. O meu útero está com volume de 106, é normal?

    Resposta:
    normal é uma palavra proibida em medicina, seu volume uterino ainda está dentro do limite da normalidade, porém deve estar aumentado (para o seu caso específico) decorrente da presença desse mioma, mas o tamanho do útero não é assim tão importante no seu caso.

    Reply
  11. Selma

    Acabei de fazer um ultrassom transvaginal e deu um pequeno aumento do exame anterior, de 51 para 82; tenho 40 anos. Isso é normal?

    Resposta:
    82 ainda pode ser considerado normal, deve-se avaliar se há um motivo específico para esse aumento, converse com seu médico.

    Reply
  12. cristianr

    Oi, tenho mioma de 8cm e meu útero esta quase 900, já estou com a cirurgia marcada para o dia 24/02. Estou com hemorragia há 4 meses e estou com muito medo da cirurgia, esse tipo de cirurgia é grave?

    Resposta:
    Esse tipo de cirurgia apesar de ser uma cirurgia grande, oferece pouco risco, converse mais com seu médico que ele pode lhe passar todos os detalhes, o mais importante neste momento é ficar tranquila, diante do seu quadro a cirurgia é o tratamento que precisa ser feito!

    Reply
  13. Lucilene Gonçalves Neto Ramos

    Gostaria de saber se tem problema engravidar com o útero crescido, é que estou com mioma, tem alguma coisa haver?

    Resposta:
    Geralmente não há problema, muitas mulheres que tem mioma engravidam normalmente e tem uma gestação normal e a criança pode nascer de parto normal!

    Reply
  14. Cecilia Estela de Souza

    Eu estou com mioma com 1cm, mas me desse muito tipo 10 dias seguido o ginecologista me disse que não tem o que fazer que quando eu entrar na menopausa some, tenho 47 anos e nem um sintoma ainda de menopausa e eu posso ter uma vida sexual normal com meu marido, ele disse também que meu útero está grande…

    Resposta:
    fique tranquila e confie no seu médico!

    Reply
  15. Maria Lucia dos Santos

    Meu útero está com 121 cm, é preciso operar?

    Resposta:
    nem sempre o tamanho por si só é indicativo para cirurgia, depende mais do que está causando esse aumento, idade da mulher, desejo de ter filhos e dos sintomas associados!

    Reply
  16. luzia

    Estou com 278 de volume uterino com 2 mioma com a barriga enorme isso melhora após cirurgia?

    Resposta:
    talvez! Tudo depende do que está causando esse aumento da sua barriga (nem sempre o útero é a causa, mesmo ele estando grande!

    Reply
  17. Maria Neusa Candido de Figueiredo

    Tenho 44 anos meu útero está crescido, fui ao meu ginecologista ,o qual falou que devo comer muita carne vermelha. meu ciclo está uma verdadeira hemorragia e cólica fortíssima. o que faço estou desesperada?

    Resposta:
    se o único tratamento do seu médico foi esse procure a opinião de outro ginecologista!

    Reply
  18. Flor

    Uma mulher pode está com o útero gravídico e não está grávida sim ou não?

    Resposta:
    útero gravídico somente pode ser dito para a mulher que está grávida, caso contrário não pode ser útero gravídico!

    Reply
  19. Maria

    Tenho 18 anos, e na ultima UEV realizada meu útero estava com volume de 144 cm3 não tenho filho. E tenho medo de não poder engravidar, o que pode ser? E não deu nenhuma alteração como mioma ou endometrioma.

    Resposta:
    pequenos aumentos podem não ter relação ou influenciar a fertilidade, converse mais com seu médico!

    Reply
  20. Suzanita

    Eu tenho um aumento no útero, tenho muito medo disso, mas gostei muito de ler esta página; tirei muitas dúvidas!

    Obrigada!

    Reply
  21. Ivanete

    Tenho 44 anos e tenho o útero com o volume de 227; eu quero saber se ele vai estourar “abrir” ou não tem esse perig? Me de uma resposta; obrigada!

    Resposta:
    na verdade o útero pode ficar com um tamanho muito maior que o seu e mesmo assim não vai estourar, fique tranquila que isso não acontece, porém um útero muito grande pode levar a mulher a apresentar muitos sintomas: aumento do volume abdominal, dor abdominal, sangramentos…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *