Quais são os sintomas de gravidez?

Quais são os sintomas mais importantes para desconfiar de gravidez?

Abaixo apresentamos a lista dos mais importantes sintomas de gravidez dispostos em ordem de importância. Muitos são os sintomas de gravidez e a maioria são sinais e sintomas inespecíficos, ou seja, são sintomas de gravidez, mas também são sintomas presentes em muitas outras situações médicas.

Para pensar em gravidez, os supostos sintomas de gravidez devem vir acompanhados de situações de risco para gravidez. Quando pensar em gravidez:

  • Relação sem proteção no período fértil da mulher;
  • Uso de método anticoncepcional de forma inadequada (falha na anticoncepção).

Principais sintomas de gravidez:

Atraso Menstrual: poderíamos jogar todos os sintomas de gravidez fora ou não darmos a mínima para eles porque este é sem dúvida nenhuma o principal motivo para pensar em gravidez, não importa o que você está sentindo, se sua menstruação veio nos dias certos e com um fluxo semelhante ao que sempre costuma descer, as chances de estar grávida são muito pequenas;

Cansaço, fraqueza e sonolência: estes sintomas são desprezados por muitos, porém eu acredito que estes sintomas de gravidez sejam bem importante, porque eu digo isso, porque depois do atraso na menstruação, sentir-se cansada, fraca e com muito sono são sintomas muito frequentes e costumam aparecer logo nas primeiras semanas da gestação.

Alterações no apetite: este sintoma não é citado na maioria dos sites que apresentam os sintomas de gravidez, porém ele é um sintoma importante, no início da gravidez é mais uma alteração da fome (menos ou mais fome, geralmente menos) e a mulher começa a selecionar de modo diferente os alimentos que “prefere comer” ou que “não consegue comer”. Mais tarde evolui para náuseas e vômitos para alguns alimentos (para todos em algumas gestantes) e para os desejos alimentares.

Cólicas e dores na barriga: cólicas pouco intensas ou muitas vezes com um aspecto de um incômodo na parte de baixo na barriga (baixo ventre ou abdômen inferior), este é um sintoma muito chamativo para a possibilidade de gravidez;

Sangramentos ou corrimentos: sangramentos pequenos ou corrimentos escuros podem acontecer no início da gravidez, às vezes o sangramento pode ter um aspecto muito semelhante ao fluxo menstrual e é confundido com a menstruação e por isso algumas mulheres acham que estavam grávidas e menstruando, porém são sintomas que não ocorrem em todas as gestantes.

Dor nos seios: dor nas mamas ou sensibilidade nas mamas ao toque e sensação de aumento em seu tamanho dos seios (ou muitas vezes aumento real do tamanho), acontece em praticamente todas as grávidas, porém em muitas somente aparece quando a gravidez já está mais avançada. Juntamente com a sensibilidade aumentada dos seios  pode aparecer escurecimento da aréola do bico dos seios e veias mais visíveis.

Alterações urinárias: aumento da frequência de idas ao banheiro e urgência urinária (tem que sair correndo fazer xixi, senão parece que vai urinar na roupa), aparece em algumas pacientes, no segundo ou terceiro mês de gravidez, porém é mais comum no meio e final da gestação.

Náuseas e vômitos: é um sintoma muito valorizado, mas ele não é tão importante assim, aparece somente no segundo ou terceiro mês de gravidez, não ocorre em todas as gestantes ou pode ser muito leve no início apenas como um enjoo constante ou enjoo pelo cheiro de alguns tipos de alimentos.

Desejos alimentares: sintoma de pouca importância e não ocorre em todas as gestantes; pode ser muito intenso e importante em algumas pacientes, mas não dá para usar como suspeita de gravidez isoladamente porque quando ele aparece geralmente a barriga já está bem visível. Normalmente os desejos são de alimentos que geralmente a mulher não gosta ou não costuma comer.

Sensibilidade a odores: essa sensibilidade pode iniciar já no primeiro ou segundo mês, associada à alteração do apetite e aos enjoos (quando essa sensibilidade fica bem evidente). De uma maneira geral a mulher grávida tende a ser mais sensível aos odores.

Gosto estranho na boca: pode ser amargo ou qualquer tipo de sensação de gosto estranho na boca, geralmente metálico;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *