Qual é o tamanho normal do útero?

Precisamos primeiramente entender que o tamanho do útero por si só não é algo preocupante, geralmente o problema reside nas causas desse aumento uterino e nos sintomas associados (hemorragia, por exemplo, é um dos grandes motivos que levam a realização de histerectomia independente do tamanho do útero).

Não existe um tamanho de útero padrão que pode ser considerado para todas as mulheres. Cada caso deve ser analisado individualmente. Um dos principais fatores para definir o que é considerado um tamanho normal de útero é o número de filhos (número de gestações que a mulher teve), porque a diferença de tamanho é muito grande (dentro da faixa do normal), para uma mulher que nunca teve filhos 30 cmpode ser perfeitamente aceito como normal mínimo; assim como 160 cmpode ser aceito como normal máximo para uma mulher que teve 5 ou mais filhos.

Mesmo um útero que está fora do tamanho normal não significa que esse volume “anormal” seja um problema ou sinal de alguma doença. Um útero de tamanho normal na média tem entre 50 cm3  e 90 cm3 (centímetros cúbicos). Porém a margem geral de variação é muito ampla (entre 30 cm3  e 160 cm3). Como já dito anteriormente o valor normal exato é diferente para cada mulher e depende do número de gravidezes, peso, altura, idade, fatores hormonais, entre outros fatores).

Raramente o útero tem tamanho inferior ao normal, termo conhecido como útero infantil ou útero rudimentar. Geralmente o tamanho do útero quando está alterado e para maior (volume aumentado).

Uma série de situações médicas podem levar ao aumento do tamanho do útero: miomas (miomatose uterina), alterações hormonais (como as que ocorrem perto da menopausa), gravidez (útero gravídico) e assim por diante.

A necessidade de tratamento do útero aumentado de tamanho depende dos sintomas que a mulher apresenta e da causa desse aumento. Uma dúvida frequente é quanto a necessidade de operar, fazer uma cirurgia para retirar o útero grande, porém na maioria das vezes a cirurgia não é necessária, geralmente tratamento com remédios e controle regular com ultrassonografia são suficientes. Essa decisão deve ser tomada pelo médico avaliando todos os aspectos envolvidos e todos os outros sinais e sintomas, além do restante da investigação realizada.

Qual o tamanho máximo normal?

Até 160 cm cúbicos de volume o útero pode ser considerado “normal” para mulheres que já tiveram filhos. Pequenas variações acima disto também podem ser normal, porém somente seu médico poderá dizer qual é o “normal” aceitável para você. A palavra normal está entre aspas por ser uma palavra inadequada, porém na falta de outro termo, ainda utilizamos em medicina o termo “normal”, porém seu uso deve ser desaconselhado por causar muita confusão!

Ultrassom é um bom exame para saber se posso engravidar?

Não! O melhor exame para inciar a investigação de infertilidade é o espermograma (homem), depois do seu parceiro fazer o espermograma – somente depois dele, é que você deve fazer a histerosalpingografia. A critério do seu ginecologista outros exames podem ser necessários depois desses.

Pelo tamanho do útero da para saber se posso engravidar?

Não!

Pelo tamanho do útero da para saber se já estou grávida?

Não! Exame de gravidez é o exame que serve para saber se está grávida, é muito mais confiável, principalmente no início da gravidez! Quando a mulher está grávida de mais de 5 semanas já acusa no ultrassom a presença da gravidez, mesmo com o útero ainda não tendo aumentado de tamanho em decorrência da gravidez.

Útero grande impede a mulher de engravidar?

Não necessariamente, tudo depende da causa desse aumento, assim como também depende de um série de outros fatores que estão relacionados om a saúde da mulher e sua fertilidade.

Útero grande precisa operar?

A cirurgia de retirada do útero (histerectomia) é apenas uma das formas de tratamento, geralmente reservado aos casos de grandes aumentos (acima de 300) com muitos sintomas, principalmente hemorragias, em que o tratamento medicamentoso falhou.

Útero grande por causa de miomas precisa operar?

Depende da localização dos miomas, tamanhos dos miomas e do útero, mas principalmente depende dos sintomas associados.

Útero grande com sangramento e hemorragias, precisa operar?

Esta é uma situação com grande probabilidade de precisar fazer cirurgia se o tratamento medicamentoso falhar, porém precisa ser analisado a repercussão desses sangramentos para a saúde, caso eles estejam comprometendo a saúde a cirurgia pode ser indicada.

Leia também:

 

Aviso Importante:

Eventualmente alguns comentários são respondidos, isso significa que nem todos os comentários serão respondidos. A lei brasileira não permite que diagnósticos e tratamentos possam ser feitos pela internet. Isso significa que comentários que fazem perguntas do tipo: “Tenho que operar?” ou “O médico indicou cirurgia, será que realmente tenho que fazer?” ou “Qual é o tratamento?” ou “Que remédio tomar?“ Não podem ser respondidos – as principais causas e tratamentos já estão elencadas nesta postagem, porém no seu caso específico somente seu médico pode dizer o que realmente será necessário fazer. Buscar a segunda opinião de outro profissional médico é sempre importante, mas não pode ser feito pela internet!

45 thoughts on “Qual é o tamanho normal do útero?

  1. Julia

    Ola, fiz um exame transvaginal e o resultado foi esse.
    Útero em AVF de forma e dimensões iguais, contornos regulares.
    Ecotextura miometrial homogênea.
    Colo e canal endocervical de aspecto conservado.
    Cavidade endometrial homogenea e midindo ate 6,5 mm de
    espessura.
    O útero mede: 70x37x32 mm (lxtxap). vol=43 cc
    Ovário direito mede :36×27 mm
    Ovário esquerdo mede:36×21 mm
    Ambos ovários demonstram vários pequenos cistos atrésicos
    periféricos; aspecto de micropolipose.
    FUNDO DE SACO POSTERIOR LIVRE.

    Me ajuda, não sei mas o que fazer?
    Quero ser mãe, sera que eu consigo?

    Resposta:
    “Ultrassom não é um bom exame para saber se pode engravidar! Leve esse resultado para seu médico que ela saberá o que fazer!”

    Reply
  2. Karine Aguiar

    Ola tenho 32 anos 4 filhos, meu útero esta medindo hoje 179 cm, já fiz uma cirurgia de endometriose, mas o medico disse que ainda tenho endometriose, meu fluxo menstrual aumento novamente, e tenho muita cólica, uma cirurgia para retirada do útero e indicada nesses casos, ou apenas tratamento?

    Resposta:
    A endometriose precisa ser tratada, principalmente no que se refere aos seus sintomas… A cirurgia de retirada do útero é uma forma radical e é um tratamento de exceção que somente serve para a endometriose no útero, porém a endometriose pode estar em qualquer parte do seu corpo!

    Reply
  3. Vania de Oliveira

    Olá, por favor pode me ajudar? Fiz um exame de ultra-sonografia transvaginal e fui diagnosticada com sinais de polipose endometrial, o que significa?

    Resposta:
    Pólipo é uma protuberância que pode aparecer em muitas partes do corpo (no seu caso apareceu no endométrio camada interna do seu útero), geralmente é formado do mesmo tecido onde se formou e na maioria das vezes é benigno.

    Reply
  4. Cristiane Souza

    Olá. Tenho 48 anos e nos exames de ultrassonografia transvaginal, as medidas do útero são 153,6 x 110,3 x 88mm (780,6cc) e ovário direito 35,8 x 34,6 x 32,9mm (21,3cc). Faz quase 8 ano que minha mestruação nao vem, somente sujeirinhas que não necessita de absorvente normal, somente um protetor diário é suficiente. Não tenho dores, nem incômodos ou qualquer outro sintoma. É necessária uma cirurgia urgente??? mesmo não havendo sintomas característicos??? Obrigada!

    Resposta:
    A urgência depende do diagnóstico e dos seus sintomas, não depende somente do tamanho do útero! O ideal é você ter a opinião de outro médico! Uma segunda opinião é sempre muito valiosa nesta situação!

    Reply
  5. Barbara

    Bom Dia! Qual é o volume mínimo que um útero deve ter para suportar uma gravidez?

    Resposta:
    Depende! Isso é muito variável, porém o ideal é que ele tenha o tamanho normal, até porque o útero aumento muitas vezes de tamanho durante a gravidez!

    Reply
  6. Thamy

    Tenho 26 anos e a medida do meu útero é 5,7 x 2,5 x 2,9 cm, pode ser considerado um útero infantil?

    Resposta:
    Provavelmente não!

    Reply
  7. Thiemmy Cristina

    Olá, tenho 20 anos nunca engravidei e é meu sonho porém só tenho o ovário direito, isso dificulta? Fiz uma transvaginal e as dimensões são essas 21×22×18 cm volume 4.3 cm está normal? Muito obrigada!

    Resposta:
    A mulher pode engravidar mesmo tendo apenas 1 ovário.

    Reply
  8. Sabrina

    Um útero com com mais de 500cm3 de volume pode fazer aumentar o abdômen?

    Resposta:
    “Geralmente não!”

    Reply
  9. Pâmela de Souza E silva

    Olá boa tarde!!
    Fiz um Transvaginal Pélvico e o resultado foi as seguintes medidas : 63 x 57 x 34 e o volume foi de 65cm3.
    GOSTARIA DE SABER SE ESTA TUDO NORMAL?
    Já sofri um aborto quando eu tinha 19 anos de idade, e agora estou com 28 anos e casada há 6 anos meu marido foi ao urologista fez todos os exames inclusive de espermograma e deu tudo certo, mais não consigo engravidar de jeito nenhum!! Com essas medidas meu útero e considerado normal?

    Resposta:
    Está dentro da faixa de normalidade!

    Reply
  10. T

    Olá, tomo Yaz e minha menstruação veio normalmente no intervalo da cartela cerca de 14 dias atrás, mas tenho algumas cólicas e bastante inchaço abaixo do umbigo. Tenho 22 anos, fiz ultrassom transvaginal, o volume uterino deu 31 cm³ medindo 36x64x27 mm e pouco líquido em FSP. Seria possível uma gravidez de 1 mês?

    Resposta:
    Toma anticoncepcional, menstruação desceu e ultrassom sem sinais de gravidez, não há mada que indique uma gravidez!

    Reply
  11. Sabrina Giolo Passarelli

    Bom dia!!!
    No último ultrassom , recente, meu útero , estava medindo 508 cm3 de volume, tenho muitas cólicas, dores na região lombar, e dores na coluna, que surgiram recentemente. Tenho também sangramento exagerado todos os meses, com muitos coágulos e desconforto. Fiz tratamento durante 1 ano tomando combiron, pois estava com anemia. Em fevereiro deste ano não tinha mais anemia. Agora no meu exame de sangue deu começo de anemia novamente. Fiz tratamento com vários anticoncepcionais, sem resultado. Gostaria de uma opinião de vocês.
    Obrigada.

    Resposta:
    Nossa opinião é que deve discutir com seu médico todas as possibilidades de tratamento e consequências de cada uma delas, porque a decisão final será sua. Claro que a cirurgia pode ser a solução definitiva para os atuais problemas, mas é uma solução radical e que traz muitas consequências, mas tudo depende da sua idade, número de filhos, outras doenças, sintomas e principalmente o que você está disposta a fazer e quais consequências será capaz de suportar!

    Reply
  12. Lili

    Fiz um ultrassom e medidas uterinas 91/56/65 Volume de 165,6 cm. Beta HCG deu negativo em julho, mas não menstruo desde maio /2013 e estou com todos os demais sintomas de gravidez, isso é possível?

    Resposta:
    Se o exame é negativo e o ultrassom não mostrou gravidez é porque os seus sintomas podem vir de outro motivo, converse com seu médico!

    Reply
  13. Mirian

    Descobri que tenho um mioma há 2 anos. Eu tenho 42 anos, tenho 2 filhos. As dimensão do meu útero é: 10,6 X 5,9 X 7,6 cm. Volume 247,15cm³. Seria o caso de cirurgia?

    Resposta:
    Talvez, mas depende dos seus sintomas, porém uma resposta concreta não pode ser fornecida pela internet!

    Reply
  14. Liu

    Olá Boa noite!
    Tenho 33 anos e o desejo de ser mãe, porém tenho mioma desde 19 anos.
    Queria operar e muitos médicos não aconselharam, passado o tempo o útero passou a crescer descompassadamente e hoje se encontra com 800 cm³ de volume. Já obtive várias opiniões médicas e alguns destes me aconselharam o uso do Zoladex para uma posterior miomectomia, sendo que nenhum destes garantiu salvar o útero e consequentemente sofreria uma histerectomia.
    Foi-me opinado também a Embolização Uterina, o que mais vi como viável, me aconselharia a tal procedimento? Acha uma boa opção? Desde já agradecida.

    Resposta:
    Pedimos desculpa e compreendemos seu infortuno, porém esse tipo de pergunta não pode ser respondida pela internet. O que etá em jogo é a possibilidade futura de você gerar um bebê. Operar é a solução do problema atual, mas geraria um problema futuro! Este é o dilema de uma vida! A opção final será sua, porém resta aber se você está preparada para tomar essa decisão e arcar com as consequências.

    Reply
  15. Adriana Cambraia

    Boa noite tenho 39 anos e 3 filhos. Fiz um ultrassom e medidas uterinas 84 x 52 x 46 mm Volume de 109 cm. Com este resultado posso estar grávida ou engravidar?

    Resposta:
    Provavelmente sim!

    Reply
  16. Luciana

    Tenho 35 anos, 4 gestações, mas 3 filhos e fiz uma pélvica transvaginal medindo 8,5×6,5×6,4 cm com volume de 187,6cm com nódulo miometrial intramural calcificado, é necessário cirurgia?

    Resposta:
    Não necessariamente terá que fazer cirurgia, a indicação de cirurgia depende de muitos fatores e o resultado do ultrassom é apenas um deles.

    Reply
  17. Nayara

    Olá meu útero está com volume de 37 cm3, tenho dois filhos e minha menstruação está atrasada há 2 meses, posso estar grávida?

    Resposta:
    Pode estar grávida, porém a maior probabilidade é que não esteja (analisando apenas o exame)!

    Reply
  18. Daniela

    Tenho 29 anos e fiz US e deu aumento inespecifico do volume uterino medidas 52x56x65 vol 199cm tive três gestações sendo a última aborto com 9 semanas e necessário coletarem. Estou tentando engravidar devo me preocupar?

    Resposta:
    Apenas útero levemente aumentado não costuma ter significado médico, porém a associação de vários fatores pode ser importante mesmo em pequenos aumentos do útero! Precisa levar esse exame para seu médico para conversar sobre esse aumento, mas fique tranquila!

    Reply
  19. Taynara

    Boa tarde! Fiz um ultrasson endovaginal, o útero deu 7,9x 3,0x 4,7 com o volume aproximado de 59,0 cm. Esta normal? Estou com medo pois mês passado coloquei o Diu e fui fazer a revisão hoje e ele estava fora do lugar estou com medo de ter engravidado. É possível estar com esse valores? Deu saco de Douglas livre. Estou desesperada me ajude.

    Resposta:
    Um dos primeiros sinais pode ser o aumento do útero, mas mesmo assim uma gravidez inicial pode não ter nada de alterado, então a única maneira de saber que não está grávida neste momento é fazendo um exame de gravidez e ele dar negativo!

    Reply
  20. ida

    Eu fiz uma cirurgia para retirar um cisto do ovário, só que depois da cirurgia o médico foi no quarto e falou que a dor que eu sentia não era pelo cisto e viu que meu útero esta aumentado e terei que retirá-lo, na ultrassom ele estava com 119 cm… mas sinto muitas dores, acha que terei que retirá-lo?

    Resposta:
    Poucas vezes útero aumentado é causador de dor abdominal, na maioria das vezes a causa é problema no intestino! Converse com seu médico e se necessário procure uma segunda opinião!

    Reply
  21. Ana Paula

    Boa noite! Eu tenho 27 anos o meu útero esta medindo 7,8x 4,8 cm e o volume é de 90,7 cm, esta normal, mas a minha menstruação não desceu mais já tem 8 mês que era não vem, eu fis uma transvaginal ir descobre que estou com um policistos , eu posso ter outros filho como vai ser o tratamento para curar isso, eu só tenho 1 filho e quero mais 3, você poderia mim ajudar, eu não sei o que fazer muito obrigado.

    Resposta:
    Precisa procurar ajuda de um médico ginecologista!

    Reply
  22. Daiany

    Boa tarde; tenho 30 anos e dois filhos e fiz uma ultrassonografia endovaginal e meu útero está com esta medidas 9,7 x 7,6 x 5,1 cm volume 197,1 cm. Fui no médico e ele me deu anticoncepcional, não entendi. Gostaria de saber se ainda vou poder ter filho? Por favor me responda! Obrigada!

    Resposta:
    Sim! Se este for seu desejo!

    Reply
  23. Aline

    As medidas do meu útero são 3,80 x 1,40 x 2,60 e volume 6,22cm3 (referencia 25 a 90cm3). Tenho 30 anos, nunca tive filhos e não menstruo há anos. Meu útero é infantil para essa medida? Fiz uns US Transvaginal.

    Resposta:
    Seu útero é pequeno. O diagnóstico não pode ser fornecido pela internet.

    Reply
  24. Stefanie

    Oi!
    Fiz ultrassonografia pélvica, daquele que passa um gel na barriga e meu útero deu Longitudinal: 6,6 cm³ Antero-posterior: 4,3 cm³ Volume total: 28,38 cm³. Tenho 17 anos e sou virgem, porém, meu corpo não é desenvolvido e eu pareço ter uns 10 anos. Daí o motivo da USG. É normal isso?
    E o que é Longitudinal e antero posterior? E parênquima homogêneo?
    Obrigada!

    Resposta:
    Precisa ir ao ginecologista, no que diz respeito ao útero este exame esta dentro dos limites da normalidade.

    Reply
  25. Vania Sousa

    Boa tarde meu útero está medindo 9,2×5,1×8,4 volume de 210,9cc e tenho sangramento, hemorragias, dores abdominais, dor na hora de ter relação, contrações faço tratamento há uns seis anos e nada resolve, minha ginecologia só fala em fazer tratamento e nada de operar, pois os miomas que eu tenho não estão tão grandes ela está certa? E este meu sofrimento, agora neste momento já estou a quase dois meses com todos esses sintomas, não aguento mais me ajudem!!!

    Resposta:
    Você tem todo o direito de procurar uma segunda opinião, procure outro ginecologista e leve todos os exames e tratamentos já feitos.

    Reply
    1. Sally

      Olá bom dia amiga, olha passei pelo mesmo problema, eu ia quase morrendo de cólicas e com hemorragia na minha medica e tudo era normal pra ela eu também tenho mioma, então troquei de medico e agora faço um tratamento para não menstruar e esta dando certo meu mioma maior deu uma boa reduzida. Cada caso e um caso mais compensa procurar uma outra opinião! Abraço e boa sorte.

      Reply
  26. Patricia

    Tenho 6 gestações meu ultrassom vaginal deu útero em anteversão regular homogêneo medida de 8.5/5.3/5.9 com volume 140 cm; eco endometrial presente medindo 18 mm heterogêneo; ovários normais. Posso estar grávida de poucas semanas? Me ajudem urgente!

    Resposta:
    Provavelmente não!

    Reply
  27. Rosane

    Fiz uma ultrassom e deu que meu útero está medindo, 140 cm e eu só tive uma filha, minha médica disse que esta normal, tenho apenas 30 anos e sem evidências de imagem nodular. É normal?

    Resposta:
    Pode ser considerado normal!

    Reply
  28. Alessandra

    Fiz exame de ultrassom e um deu que meu útero media 145 cm; passado 4 meses repeti o exame a pedido do médico e agora meu útero aumentou o tamanho para 197 cm, devo me preocupar? A consulta sera só em maio!

    Resposta:
    O aumento por si só não é tão preocupante, o que deve preocupar e levar você a procurar o médico o mais breve possível é na verdade a causa desse aumento. Qual é o seu diagnóstico? Essa é a preocupação!

    Reply
  29. Roselaine Magnenti

    Fiz ressonância magnética da Pelve, pois tenho sentido muitas dores no pé da barriga e nas costas, região lombar, dores muito fortes. O resultado foi nódulos uterinos compatíveis com leiomiomas e meu útero está com volume estimado de 192 cm, qual seria o tratamento por favor, o que posso tomar para estas dores? Obrigada!

    Resposta:
    Não há relação direta entre dor abdominal e miomas uterinos. A principal causa de dor abdominal em mulheres é o mal funcionamento do intestino e frequentemente vemos concomitantemente problemas de ordem emocional. Remédios e tratamentos não podem ser fornecidos pela internet!

    Reply
  30. Talita

    Tenho 29 anos tive 5 filhos e meu útero esta medindo 120.0 cm3 (de 89 x 46 x 55 mm). É normal?

    Resposta:
    Tamanho do útero dentro dos limites da normalidade.

    Reply
  31. Leila dos Santos Silva

    Boa noite! Tenho 34 anos e meu útero mede 420cm, sinto muitas dores, pois estou perdendo até peso e sangrando muito; necessito fazer cirurgia?

    Resposta:
    precisa tratar e a cirurgia no seu caso é uma possibilidade de tratamento, então você e seu médico precisam analisar todo o contexto dos problemas que estão envolvidos e decidirem qual o melhor tratamento para o seu caso!

    Reply
  32. Eliene Silva Soares

    Olá! Fiz uma US Transvaginal e a medida do meu útero deu 11,2 X 8,8 X 8,2 cm e o volume de 431 cm³.
    Essa medida é considerada normal? Tenho 52 anos e tive 2 partos.
    Obrigada!

    Resposta:
    está acima do limite da normalidade!

    Reply
  33. Jomara

    Olá fiz uma transvaginal e deu que o tamanho do meu útero 25,9 cm3 é normal? Tenho 28 anos e nunca tive filhos e deu uns micropolicistos também nos dois ovários… os micropolicisto podem influenciar no tamanho do útero? E será que é considerado útero infantil, pois minha ginecologista não mim disse nada!

    Resposta:
    para uma mulher que nunca teve filhos o tamanho do seu útero pode ainda ser considerado dentro do limite da normalidade!

    Reply
  34. Tatiana Lustoso

    É possível estar grávida de aproximadamente 3 meses com as seguintes dimensões 63x24x37 mm e volume 29cm3?

    Resposta:
    o útero gravídico é maior que as medidas apresentadas, além de que com 3 meses já daria para ver o bebê

    Reply
  35. Gilmar Campanholo

    Eu gostaria de saber se é normal útero medir 9,3x 4,3x 5,1 cm (v = 106,1 cm 3 )?

    Resposta:
    provavelmente sim, porém vários fatores interferem no tamanho do útero, não existe um valor fixo de volume uterino que serve para todas as mulheres. Precisa levar o resultado do exame para ser avaliado pelo médico, preferencialmente um ginecologista!

    Reply
  36. Rayssa

    Ola tenho 20 anos fiz uma ultrassom e meu útero está medindo 6,00 x 5,20 x 3,10 e volume de : 43,52 centímetros cúbicos é normal para minha idade?

    Resposta:
    provavelmente sim! A mulher que nunca teve filhos tem o útero menor, o tamanho da mulher influencia o tamanho do útero, assim como a estimulação hormonal também influencia no tamanho do útero. Existe um tamanho médio padrão em torno de 70, porém a variação de uma mulher para outra é muito grande, dentro da faixa de normalidade. Precisa conversar com seu ginecologista sobre sua dúvida!

    Reply
  37. Angela

    Meu útero mede 299cc, é caso de histerectomia?

    Resposta:
    Depende mais dos seus sintomas associados, o tamanho do útero isolado pode não ter muita importância!

    Reply
  38. Nathália

    Olá, fiz um ultrassom transvaginal e constatou que meu útero mede 20 cm cúbicos, tenho 23 anos e não tive nenhum filho, é considerado útero infantil?

    Resposta:
    O valor é abaixo do considerado normal, porém o diagnóstico final somente pode ser fornecido pelo seu médico.

    Reply
  39. Leticia

    Tenho 17 anos e meu útero está com 64,1 cm³. Estaria abaixo do normal?

    Resposta:
    Depende, o tamanho no exame pode variar dentro da normalidade para mais ou para mens dos valores de referência, dependendo de fatores individuais de cada mulher.

    Reply
  40. Laura Beatriz

    Minha mãe descobriu esses dias que tem mioma, ela tem 42 anos e o útero dela está medindo 359 cm³. Queria saber se tem como diminuir ou evitar mais o crescimento sem ter que retirá-lo? e se o mioma pode se torna uma coisa mais grave tipo um câncer?

    Resposta:
    o útero está bem aumentado, porém a necessidade de cirurgia depende de muitos fatores além do tamanho; miomas não viram câncer!

    Reply
  41. Liamara Rodrigues

    Olá,fiz um transvaginal e meu útero está com 296, a médica me indicou cirurgia com urgência será que não existe algum tratamento não cirúrgico?

    Resposta:
    “em casos assim sempre é prudente procurar a segunda opinião de um outro médico ginecologista.”

    Reply
  42. Sara

    Tenho 37 amos e descobri hoje que tenho mioma, meu útero está medindo 213 cm, só medicamento é possível reduzir o tamanho?

    Resposta:
    é possível!

    Reply
  43. Juliana

    Oi, tenho 17 anos, tive uma filha que nasceu bem prematura e minha barriga durante a gravidez cresceu quase nada, mal dava para perceber que eu estava grávida. Agora três meses após o parto fiz uma ultrassonografia transvaginal e nela consta que meu útero mede 109,5 cm3, gostaria saber o que pode ser e se devo me preocupar e tal…

    Resposta:
    o diagnóstico somente pode ser fornecido pelo seu médico, e a preocupação ou não vai depender justamente do seu diagnóstico, porém apenas este item do seu exame analisado isoladamente não tem muito significado clínico.

    Reply
  44. Mari

    Olá, tenho útero medindo 143, tenho 50 anos, devo retirar?

    Grata Mari!

    Resposta:
    a opção de retirar ou não o útero depende do diagnóstico e do tratamento, a legislação brasileira proíbe que diagnósticos e/ou tratamentos sejam fornecidos pela internet!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *