Qual o melhor tratamento para útero aumentado?

Cirurgia ou medicamento? Como tratar o útero aumentado?

Vários aspectos precisam ser analisados na tomada da decisão de como realizar o tratamento para útero aumentado. O principal aspecto é a causa desse aumento uterino, entre outros aspectos podemos elencar a idade da paciente, número de filhos, desejo de ter filhos, sintomas relacionados, gravidade do caso, estado geral de saúde da paciente, presença de outras doenças concomitantes.

Alterações Hormonais: geralmente o tratamento é medicamentoso e controle regular com ultrassom para avaliar se aumenta ou diminui o tamanho do útero, em alguns casos necessita-se optar pela cirurgia (retirada do útero).

Miomas: a miomatose uterina, quando o útero apresenta muitos miomas e a sintomatologia é importante (hemorragia, por exemplo) e levando-se em consideração outros aspectos opta-se pela cirurgia (retirada do útero) em detrimento ao tratamento com remédios; nem todas as cirurgias precisam ser radicais, pode-se em alguns casos fazer apenas a retirada de um ou mais miomas específicos;

Gravidez: neste caso a medida correta é a mulher iniciar a fazer o seu pré-natal (o pré-natal é muito importante e deve ser iniciado imediatamente assim que a mulher descobre que está grávida);

Independente do motivo do aumento, o tratamento sempre precisa ser feito com orientação médica e cada caso deve ser analisado de forma individual no consultório médica. As informações aqui constantes servem apenas para informação e não devem servir para tomadas de decisão médica.

11 thoughts on “Qual o melhor tratamento para útero aumentado?

  1. Vanessa

    Vou fazer 37 anos, meu filho mais novo está com 13 meses e na semana passada fiz uma transvaginal e deu volume uterino aumentado e de resto tudo normal, ainda amamento. Não acho isso normal… É normal?

    Resposta:
    Normal é uma palavra ‘proibida’ em medicina. Precisa ver com seu médico se esse aumento é significativo, qual a causa desse aumento e mais importante se há sintomas decorrentes desse aumento. O tamanho do útero isoladamente não costuma ter significado médico!

    Reply
  2. Luana

    Boa Noite, também sofro com esse problema de útero crescido , e isso tem mim preocupado, pois todos os médicos que fazem a ultrassom se assusta com o tamanho, porque ainda não tenho filhos, estou muito preocupada o que devo fazer para que ele venha diminuir?
    tamanho do utero: medindo 9,8×6,1×6,7cm. Volume de 208,2cm3.
    O que devo fazer? estou extremamente preocupada!

    Resposta:
    “Deve seguir as orientações e o tratamento do seu médico!”

    Reply
  3. Regie

    A minha médica diagnosticou que estou com o útero um pouco crescido. Tenho 50 anos, sinto dores no pé da barriga. A médica passou anticoncepcional, caso eu continue sentindo essas dores e para mim retornar a ela, para a retirada do útero. O que você acha? Terei que fazer a retirada do útero? O útero pode parar de crescer?
    Atenciosamente.

    Resposta:
    “As vezes o tratamento funciona!”

    Reply
  4. Paula Almeida

    Fiz uma ultrassom e a médica disse que estou com o útero aumentado por causa de miomas, quero saber se é perigoso e se eu preciso retirar o útero?

    Resposta:
    A gravidade depende principalmente dos seus sintomas. Não podemos indicar ou contra-indicar uma cirurgia pela internet, somente seu médico pode conversar isso com você!

    Reply
  5. Josiane

    Estou fazendo tratamento para miomatose e aumento de útero já faz 2 anos e 3 .já usei injeções comprimidos.tenho 40 anos tive 2 filhos e fiz a cirurgia de retirada das trompas. O médico indicou a retirada do útero. Gostaria de saber se eu vou ficar com algum problema na minha sexualidade em termos de desejos sexual fazendo essa cirurgia.

    Resposta:
    Não!

    Reply
  6. Marcela

    Eu descobri por uma transacional de rotina que estou com 3 pequenos miomas, os 3 primeiros meses fiz o tratamento com anticoncepcional oral continuo e não menstruei, fiz novos exames e os miomas diminuíram pouco, mas em contrapartida meu útero aumentou de tamanho, fiquei preocupada porque já tá notável um aumento da minha barriga, tô bastante incomodada.
    Minha médica continuando o tratamento já que via oral não atingiu o objetivo, receitou via injetável, novamente mais 3 meses sem menstruar, sinto minha barriga crescendo, mas como a médica diz ser normal o útero crescer, me preocupo se depois desse novo tratamento e se os miomas diminuir e/ou sumir, parando de tomar anticoncepcional, meu útero vai diminuir? Consequentemente minha barriga diminuir, será que é isso que irá acontecer?

    Resposta:
    É uma possibilidade que isso aconteça em decorrência do tratamento e não da parada do tratamento!

    Reply
  7. Lana Bastos

    Meu útero está muito grande para o tamanho normal. Tenho que fazer histerectomia e minha médica disse que tenho que primeiro tomar remédio pra diminuir o tamanho e depois a cirurgia. É aconselhável mesmo tomar o remédio e realmente vai funcionar essa medicação. Só queria ouvir uma segunda opinião!

    Resposta:
    Você encontrará médicos com as opiniões mais variadas possíveis: tratar, tratar e operar, apenas tratar; mas se há necessidade de cirurgia então para que tratar, a não ser que exista outros fatores! Converse com seu médico sobre todas as possibilidades.

    Reply
  8. Cristina

    Olá! Faço acompanhamento de mioma e no último ano meu útero aumentou muito, de 600 para 990.
    Ainda não passei no médico com os novos resultados, mas com os antigos ele havia me dito que poderíamos controlar com medicamentos caso eu não quisesse mesmo remover.
    Fiquei preocupada… Pode me dar uma orientação.
    Grata!

    Resposta:
    Terá que voltar ao seu médico para rediscutir as possibilidades!

    Reply
  9. DARLA

    Não tenho filhos e estou com o útero aumentado, a medica trocou o anticoncepcional e disse que por enquanto eu não posso engravidar, alguma chance de eu não conseguir ter filhos, tenho 24 anos e sou casa a 6 anos.

    Resposta:
    Sua resposta depende muito da causa, da origem desse útero aumentado. Se o único problema for útero um pouco aumentado, vai poder engravidar, porém muitos outros aspectos estão envolvidos na possibilidade ou não de engravidar, somente útero aumentado não é um empecilho para uma gravidez!

    Reply
  10. Maria

    Eu fui ao médico e no exame deu útero aumentado de volume sem mioma, o médico me receitou uma injeção contracep! Qual outro medicamento você me indicava. Obrigada!

    Resposta:
    Não é permitido prescrever remédios pela internet!

    Reply
  11. Adriana

    Fiz ultrassom e deu útero crescido; depois de ler esta postagem nesta pesquisa fiquei mais tranquila! Obrigada! Muito boa a explicação, me ajudou muito!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *