Qual o melhor tratamento para útero aumentado?

Cirurgia ou medicamento? Como tratar o útero aumentado?

Vários aspectos precisam ser analisados na tomada da decisão de como realizar o tratamento para útero aumentado. O principal aspecto é a causa desse aumento uterino, entre outros aspectos podemos elencar a idade da paciente, número de filhos, desejo de ter filhos, sintomas relacionados, gravidade do caso, estado geral de saúde da paciente, presença de outras doenças concomitantes.

Alterações Hormonais: geralmente o tratamento é medicamentoso e controle regular com ultrassom para avaliar se aumenta ou diminui o tamanho do útero, em alguns casos necessita-se optar pela cirurgia (retirada do útero).

Miomas: a miomatose uterina, quando o útero apresenta muitos miomas e a sintomatologia é importante (hemorragia, por exemplo) e levando-se em consideração outros aspectos opta-se pela cirurgia (retirada do útero) em detrimento ao tratamento com remédios; nem todas as cirurgias precisam ser radicais, pode-se em alguns casos fazer apenas a retirada de um ou mais miomas específicos;

Gravidez: neste caso a medida correta é a mulher iniciar a fazer o seu pré-natal (o pré-natal é muito importante e deve ser iniciado imediatamente assim que a mulher descobre que está grávida);

Independente do motivo do aumento, o tratamento sempre precisa ser feito com orientação médica e cada caso deve ser analisado de forma individual no consultório médica. As informações aqui constantes servem apenas para informação e não devem servir para tomadas de decisão médica.

2 thoughts on “Qual o melhor tratamento para útero aumentado?

  1. Maria

    Eu fui ao médico e no exame deu útero aumentado de volume sem mioma, o médico me receitou uma injeção contracep! Qual outro medicamento você me indicava. Obrigada!

    Resposta:
    Não é permitido prescrever remédios pela internet!

    Reply
  2. Adriana

    Fiz ultrassom e deu útero crescido; depois de ler esta postagem nesta pesquisa fiquei mais tranquila! Obrigada! Muito boa a explicação, me ajudou muito!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *