Qual o primeiro sintoma de gravidez?

Quando se engravida qual é o primeiro sintoma que aparece que posso desconfiar de gravidez?

A gravidez começa com a fertilização do óvulo que geralmente ocorre nas Trompas de Falópio (sem sintomas) e depois o óvulo já fertilizado se dirige ao útero e já em estágio inicial de gestação (já houveram algumas divisões celulares) se implanta no útero, esta implantação é chamada de nidação (pode eventualmente ocorrer um pequeno sangramento – este pode ser o primeiro sintoma de gravidez).

Alguns dias depois com a continuação da gestação continua, outro possível primeiro sintoma da gravidez é o atraso menstrual (a menstruação não desce porque o corpo lúteo que produz hormônios para manter a gravidez no início não deixa o endométrio descamar – menstruação).

Poucas mulheres engravidam e continuam tendo menstruação normalmente, então muito eventualmente o atraso menstrual não é o primeiro sintoma de gravidez. Depois disso os sintomas de gravidez que costumam aparecer podem ser diferentes para cada mulher e para cada gestação, porém eu elencaria sonolência (sono excessivo) e cansaço como os primeiros sintomas de gravidez. Tonturas, enjoos ou dor, sensibilidade ou inchaço nas mamas raramente podem ser os primeiros sinais de uma gravidez e os outros sintomas tendem a aparecer mais tarde.

Primeiros sintomas de gravidez em ordem cronológica de aparecimento:

  • pequeno sangramento em torno de 10 dias antes da data da menstruação descer (nidação) ou irregularidade menstrual (é confundido com uma irregularidade da menstruação;
  • menstruação ausente (não desce – atraso menstrual – este é o mais importante e mais comum primeiro sintoma de gravidez);
  • sonolência e cansaço (as vezes desmaios);
  • enjoo ou tonturas ou queixas nas mamas (dor, sensibilidade ou inchaço).

Leia também:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *