Quando fazer o teste de gravidez ao esquecer o anticoncepcional?

Salvo alguma orientação diferente do seu médico, o exame de gravidez é indicado somente quando há indícios de gravidez. Os indícios de gravidez são na verdade os sinais e sintomas de gravidez: sendo o mais importante deles neste momento – se acabou de esquecer o anticoncepcional a gravidez é muito inicial – o atraso da menstruação; os outros sintomas somente aparecem mais tarde, entre o segundo e terceiro mês de gestação.

Isso significa que sua preocupação em estar grávida não é indício de gravidez, não deve fazer o exame apenas porque está preocupada (por isso o médico é importante nessa hora para ajudar você a decidir). Se a sua ansiedade for muito grande, então pelo menos faça o exame no momento certo – que não é logo depois do esquecimento:

  • espere pelo menos 15 dias depois do esquecimento para fazer o exame de sangue;
  • e pelo menos 20 dias para fazer o teste de farmácia – se fazer antes disso pode dar negativo e você ainda ficar em dúvida.

Existem dois momentos que são os ideais para fazer o exame de gravidez:

  • quando ocorre atraso da menstruação por 15 dias ou mais; esse é sem dúvida um dos principais fatores para você desconfiar de gravidez, se a menstruação não descer depois de um “acidente” com a sua cartela do anticoncepcional – esquecimento da pílula, faça o teste;
  • e o segundo momento ideal é quando seu médico solicitar!

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *