Quanto tempo dura a catapora?

Minha filha de 6 anos pegou a catapora e já estamos próximos de iniciar as aulas, gostaria de saber quanto tempo dura a catapora? ainda estão saindo feridinhas novas!

As lesões ou feridas da catapora são geralmente o último sintoma ou, neste caso, sinal que aparece durante a doença. Os primeiros sinais das “feridas” ocorrem geralmente logo após o surgimento dos sintomas gerais da catapora que são semelhantes aos sintomas de muitas doenças virais das crianças:

  • febre;
  • dores pelo corpo e dor de cabeça;
  • diminuição do apetite;
  • redução da disposição para atividades físicas.

Esses sintomas costumam aparecer entre 10 e 21 dias após o contágio da doença e ocorrem antes do aparecimento das lesões que costumam vir entre 2 a 3 dias depois do início dos sintomas gerais. Pode haver casos de catapora com poucos ou nenhum sintoma geral, além das lesões, mas isso é raro.

As lesões de catapora aparecem inicialmente como uma pequena mancha vermelha que evolui para uma pequena bolha cheia de líquido que rompe rapidamente e forma uma crosta. As lesões são acompanhadas de prurido (coceira), que para boa parte dos paciente é o sintoma mais incômodo da catapora.

Uma lesão desde seu surgimento até cicatrização pode levar de 7 a 10 dias para cicatrizar, porém o período em que as lesões aparecem (novas lesões) é muito variável: pode ser de apenas um dia, assim como pode durar até mais de 10 dias (mais comum é em torno de 3 a 5 dias).

Duração da Catapora: sendo assim, a pessoa com catapora pode apresentar lesões (desde a primeira que apareceu até a última que cicatrizou) por um período médio de 7 a 14 dias.

Para os meus pacientes eu sempre digo que a catapora pode durar de 5 a 45 dias, pois já tive pacientes com uma catapora com lesões tão efêmeras que em menos de uma semana já não apresentavam mais nenhum sinal da doença e também já tive pacientes que com 30 dias de evolução ainda novas lesões surgiam e as lesões secaram completamente com 45 dias de evolução.

Tratamento para catapora:

O tratamento da catapora pode ser realizado de várias formas, sendo mais comumente indicado o uso de analgésicos e antitérmicos para os sintomas gerais e um anti-alérgico para alívio da coceira. Antibióticos orais e produtos tópicos como pomadas não são necessários na maioria dos casos.

Um cuidado muito importante é em relação a exposição ao sol que pode levar a manchar a pele onde há lesões da catapora em virtude do processo cicatricial, assim como o paciente deve evitar coçar as lesões para não desenvolver uma processo inflamatório ou infeccioso local que aumenta as chances de lesões cicatriciais residuais que na sua grande  maioria não desaparecem nunca mais.

Leia também:

 

7 thoughts on “Quanto tempo dura a catapora?

  1. Paty

    Gostaria de saber se é comum o aparecimento de bolhas amareladas na catapora? Estou com catapora há 7 dias e percebi que algumas amarelaram.

    Resposta:”Sim as bolhas podem ter conteúdo transparente, mas as vezes pode ser amarelado, é bom ficar atenta, pois se aparecerem sinais de que alguma ferida está inflamando, precisa voltar ao médico!

    Reply
  2. Luuh-santoss

    Quando as cataporas estão sarando elas começam a fechar com uma casquinha?

    Resposta:
    Sim!

    Reply
  3. Eunice

    A minha filha está com catapora há 14 dias. Estou preocupada porque as borbulhas ainda não secaram e continuam aparecer mais será que é normal?

    Resposta:
    Pode acontecer de continuar com novas lesões por mais dias ainda, o ideal é consultar um pediatra!

    Reply
  4. Tainara da Silva Alves

    Hoje faz 6 dias que estou com catapora e deu muito em toda parte do meu corpo, gostaria de saber se tem algum medicamento ou banho de ervas que ajudam a cicatrizar e não ficar marca?

    Resposta:
    Produtos de uso tópico quando utilizados sobre a pele que está em processo inflamatório de cicatrização podem manchar a pele, outro cuidado importante é em relação a exposição solar que deve ser evitada ao máximo. Então duas são as principais orientações para não ficar com a pele com marcas da feridas da catapora: não passar nada na pele e não pegar sol!

    Reply
  5. Giovana

    Minha catapora foi da mais fraca, não tive febre nenhuma. Esta fazendo hoje 7 dias e todas as lesões já estão em forma de crosta. Quantos dias dura para sair as crostas? Eu ainda tenho risco de passar a catapora para outros indivíduos?

    Resposta:
    A partir do dia que aparecem as lesões levem entre 5 a 7 dias em média para cicatrizarem. Quando as lesões estão em fase de cicatrização é que a transmissibilidade da catapora é maior!

    Reply
  6. Ana Paula Vieira

    A minha filha esta com catapora já faz 2 dias que começou a aparecer as bolinhas. Como eu posso fazer o tratamento ela tem três anos. Posso fazer como o permanganato? Obrigado!

    Resposta:
    “Prescrição médica não pode ser feita pela internet, mas posso lhe adiantar que esse medicamento de uso tópico eu não prescrevo!”

    Reply
  7. Edvan Oliveira

    Eu estou com mais de 45 dias, que estava com catapora mas ainda aparece algumas lesões no meu rosto. Por que?

    Resposta:
    Não sei! Qualquer coisa dita é apenas suposição! O mais provável é que seu sistema imunológico esteja com alguma dificuldade na produção de anticorpos suficientes para acabar de vez com a infeção!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *