Quem tem útero em AVF pode engravidar?

Estou querendo engravidar e apareceu no meu ultrassom transvaginal que estou com o útero em AVF, será que quem tem útero em AVF pode engravidar normalmente e ter uma gravidez normal?

Resultado do Ultrassom:

Útero em AVF de contornos regulares medindo 66mm de comprimento, por 34 mm de espessura, por 44mm de largura. (Volume: 51,3 cm3). Eco endometrial medindo 03 mm de espessura. Eco estrutura miometrial compatível com a normalidade. Ovário Direito regular, medindo aproximadamente: 29 x 22 x 13 mm (Volume: 4,3 cm3) e Ovário Esquerdo medindo: 31 x 24 x 14 mm (Volume: 5,4 cm3); Fundo de Saco Douglas Livre.

O útero em AVF é o útero em antero-verso-flexão e significa que o útero apresenta-se (na imagem do útero visualizada no ultrassom) um posicionamento que é fletido ou dobrado ou invertido, neste caso para a frente. Pode acontecer o contrário e o útero ser invertido para trás, então chama-se de útero retrovertido.

Será que a mulher pode engravidar com o Útero em AVF?

Sim! A mulher pode engravidar e ter uma gestação normal, este tipo de imagem do útero é uma variante do normal e geralmente não está associado com dificuldade para engravidar ou outros problemas do útero.

Leia mais:

 

4 thoughts on “Quem tem útero em AVF pode engravidar?

  1. Adriana

    Útero: AVF mede 5,8 x 2,6 x 4,1 cm respectivamente em seus eixos longitudinal, antero posterior e transversal com volume 32,2 cm contornos uterinos são regulares e sua ecotextura é homogênea cavidade uterina virtual
    eco endometrial linear e homogêneo medindo 0,4 cm;

    Ovário direito: identificado em projeção para uterina mede 1,8x 1,0 x 1,7 em respectivamente em seus eixos longitudinal antero posterior e transversal tendo 1,6 cm;

    Ovário esquerdo: 2,0×1,1×1,5 cm respectivamente em seu eixos longitudinal antero posterior e transversal tendo 1,7 cm;

    Fundo de saco Douglas não ha identificação de líquido livre neste projeção;

    Conclusão útero e ovários tem dimensões e textura preservadas;

    O que significa? Tenho 28 anos e sou louca para ser mãe!

    Resposta:
    é um bom exame, leve ela agora para seu médico para começar os preparativos para você engravidar, é importante que toda mulher antes de engravidar precisa procurar o médico!

    Reply
  2. Daniele

    Gostaria de saber, fiz uma transvaginal e obtive esse resultado, me ajudem:

    Útero em AVF, de dimensões normais, contorno regulares e textura miometrial homogênea.
    Observa-se no diâmetro transverso do útero dias imagens endometriais em fundo uterino podendo corresponder á útero arqueado.
    O útero mede: 7,7 x 4,5 x 3,0 cm.
    Eco endometrial centrado e homogêneo medindo 0,2 cm de espessura.
    Ovários com forma, dimensões, contornos e ecotextura normais.
    O ovário direito mede: 2,7 x 2,2 x 2,1 cm. Volume: 6,6 cm3
    O ovário esquerdo mede: 1,9 x 1,9 x 1,0 cm. Volume: 2,0 cm3
    Ausência de massas ou coleções anexiais.
    Fundo de saco posterior livre.

    Me ajudem, o que significa tudo isso? Posso está grávida?

    Resposta:
    o que realmente significa somente seu médico poderá dizer baseado na análise desse laudo e nos outros dados clínicos, porém já posso lhe adiantar que não há nenhum dado que possa significar a presença de uma gravidez com 5 ou mais semanas (antes de 5 semanas de gravidez, ela não aparece nesse exame).

    Reply
  3. Natali

    D.U.M irregular
    ultero em AVF,medindo
    7,5cm longitudinal
    4,8 cm transversal
    4,1 cm ant-posterior

    volume 80,6cm3 VN até 140cm3
    miométro com ecotextura homôgenea e contornos regulares.
    colo uterino sem alterações.
    Eco endometrial centrado, regular e de espessura normal.

    ovário direito com textura,contornos e topografia normais.
    ovário esquerdo com textura contornos e topografia normais.

    fundo de saco Douglas livre.

    OPINIÃO: quadro sonográfico normal no presente exame. O que significa?

    Resposta:
    exame normal sem sinais de alteração ao exame (sem doenças aparentes)! É sempre importante lembrar que um exame normal não necessariamente exclui a presença de doenças, somente o seu médico pode dar o seu diagnóstico.

    Reply
  4. Amanda Soares

    Olá, fiz uma transvaginal e estou preocupada com o resultado: Útero em avf, contorno regulares, textura homogênea, medindo 8.4 x 4.7 x 4.9cm, com volume de 100.5cm.
    O endométrio encontra-se espessado, medindo 1.1cm.
    Ovário direito mede 2.7 x2.0 x2.6, com volume de 7,3cm. Presença de imagem cística anecóica regular medindo 5.6 x 4.4 x5.5cm, com volume de 70.4cm localizada paraovariana direira. Contendo no seu interior conteúdo hipoecogênico irregular medindo 1.5cm.

    Gostaria de uma resposta com urgência porque estou muito aflita com esse resultado, e gostaria de saber também se eu estiver grávida se pode ser uma gravidez normal ou não?

    Resposta:
    O resultado do seu exame mostra espessamento do endométrio (camada interna do útero) e presença de um cisto no ovário direito, porém o diagnóstico somente pode ser fornecido pelo seu médico baseado neste exame e em todos os outros dados clínicos; não há sinal de gravidez que possa indicar certeza de você estar grávida (um exame simples de sangue de gravidez já te dá a resposta mais exata: positivo é gravidez e negativo não é gravidez), o fato de poder ou não ter uma gravidez normal vai depender do real diagnóstico.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *