Sangramento considero menstruação ou escape?

Olá! Eu tomo anticoncepcional há 6 anos e minha última menstruação começou dia 13 e eu voltei a tomar o remédio dia 18, porque esqueci de tomar no dia 17. Tomei os comprimidos até o dia 21, sendo que esqueci alguns dias, mas tomei assim que lembrei. Só que desde o dia 22 esqueci de tomar e só lembrei hoje, dia 25, que fazem 4 dias que não tomo, tive um sangramento  vermelho tipo menstruação, gostaria  de saber se considero esse sangramento como uma menstruação ou escape por não ter tomado o remédio? O sangramento durou em torno de 3 a 4 dias, hoje já é dia 16 e ainda não desceu e não sei quando devo menstruar?

Sangramento é menstruação ou escape?

Na verdade essa é uma pergunta frequente e bastante complexa, mas facilmente respondida, porém a resposta pode te deixar ainda mais confusa, porém para saber realmente o que um sangramento é (menstruação ou escape) temos que responder antes outras perguntas.

O que é menstruação?

Menstruação, ou melhor, fluxo menstrual é o sangramento que ocorre periodicamente em decorrência de alterações hormonais normais do ciclo menstrual e é formado por sangue e restos do endométrio (camada interna do útero).

Quem toma anticoncepcional menstrua?

Não!

Como é que não menstruo se sangro sempre que dou a pausa do anticoncepcional?

O sangramento periódico da mulher que toma anticoncepcional e que ocorre durante a pausa do anticoncepcional, não é menstruação é apenas um sangramento decorrente da falta dos hormônios da pílula e é chamado de “Sangramento de Privação Hormonal”! O sangramento de privação hormonal é o que a mulher que toma a pílula chama de forma errônea de “menstruação”.

O que é escape?

Escape são pequenos sangramentos que podem ocorrer eventualmente no meio da cartela de anticoncepcional quando a mulher toma sempre na hora certa e sem esquecer nenhuma pílula. O escape é muitas vezes chamado de sangramento do meio (porque ocorre geralmente bem no meio do ciclo) que muitas vezes á mulher confunde com a nidação (que um sangramento que ocorre no meio do ciclo quando a mulher engravida).

Elucidado esses pontos chegamos a conclusão que, no caso acima exposto:

Não há menstruação porque a mulher que toma anticoncepcional não menstrua. Não há “escape” porque a paciente acima não tomou a pílula corretamente. Então estamos diante de um Sangramento de Privação Hormonal”, ou seja é o mesmo que a “menstruação” da mulher que toma o anticoncepcional!

Importante: independente do nome certo do sangramento, toda vez que esquecer a pílula há risco de engravidar e também de bagunçar o ciclo.

Leia também:

One thought on “Sangramento considero menstruação ou escape?

  1. Deliane

    Dia 17 /08 desceu pra mim e 22/08 comecei a tomar o anticoncepcional e desde então não pára de descer, desce uma cor rosada e não pára, o que será?

    Resposta:
    “É um corrimento vaginal, se ele persistir procure um médico ginecologista.”

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *