Sangramento depois de tomar, é sinal que a pílula do dia seguinte funcionou?

Tive relação sexual sem proteção, foi logo depois que a minha menstruação já tinha parado. Mas meu ciclo é irregular, nunca seu quando menstruo. Tomei depois da relação a pílula do dia seguinte e com cinco dias sangrei. Isso quer dizer que a pílula do dia seguinte funcionou?

Se tive o sangramento então significa que a pílula funcionou?

Não! Pode ter funcionado ou não independente do sangramento ter aparecido ou não!

O sangramento pode ser um sinal de que a pílula fez o efeito?

Pode! A presença do sangramento pode trazer uma proteção a mais para a mulher, porque seria mais difícil o óvulo se implantar no útero quando há o sangramento. Mas o principal efeito da pílula do dia seguinte é o bloqueio da ovulação!

O que é o sangramento depois da pílula do dia seguinte?

É um processo semelhante ao que ocorre quando a mulher menstrua: ocorre a descamação do endométrio (camada interna do útero). Esse sangramento pode ocorrer (nem sempre ocorre) e é um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte. Esse sangramento é mais comum em mulheres que não tomam anticoncepcional, na mulheres que tomam anticoncepcional esse sangramento depois da pílula é menos comum.

O sangramento depois da pílula do dia seguinte posso considerar como menstruação?

Não!

Será que a menstruação vai descer no dia certo?

Quando se toma a pílula do dia seguinte o sangramento pode ocorrer ou não, porém a menstruação pode tanto atrasar, como adiantar, ou mesmo vir no dia certo sem nenhuma alteração! Não dá para saber o que vai acontecer, isso varia muito entre as mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *