Sangue O com A pode dar qual tipo de sangue?

Sangue A com O ou vice-versa Sangue O com A: para o cruzamento dos tipos de sangue não importa o sexo: pai ou mãe ou bebê, o cruzamento ocorre de forma independente ao sexo da pessoa ou do bebê.

Nosso tipo de sangue é determinado pela combinação de genes de dois sistemas que são independentes, o Sistema ABO e o Sistema Rh, no momento da gametogênese (formação dos gametas – células reprodutivas – óvulos e espermatozoides). O cruzamento genético desses dois sistemas ocorre de forma independente, ou seja um sistema não interfere no outro.

O sistema ABO é o que determina as letras que representam nosso tipo de sangue:

  • A
  • B
  • O
  • AB

O sistema Rh é o que determina os tipos de sangue:

  • Positivo
  • Negativo

Nesta postagem vamos apenas tratar do sistema ABO. Os genes envolvidos neste sistema são: A (Letra A maiúscula), B (letra B maiúscula) e O (Letra O maiúscula – na verdade o tipo sanguíneo O era inicialmente chamado de zero (número zero), porém pela confusão feita entre o número zero e a letra O popularizou-se como tipo sanguíneo O.

Sangue A com sangue O

Os filhos de um casal que um tem sangue A e o outro tem sangue O pode ser:

  • Sangue A (50 a 100% de probabilidade)
  • Sangue O (0 a 50% de probabilidade)

Tabela de Cruzamento dos genes do Sistema ABO

Com o cruzamento dos 3 genes (A, B e o) que determinam o tipo de sangue no Sistema ABO temos as seguintes possibilidades genéticas (os genes são cruzados 2 a 2 de forma aleatória no momento da fecundação:

AA = sangue tipo A

Ao = sangue tipo A

oA = sangue tipo A

AB = sangue tipo AB

BA = sangue tipo AB

BB = sangue tipo B

Bo = sangue tipo B

oB = sangue tipo B

oo = sangue tipo O

Casal: sangue A (genes = AA ou Ao ou oA) com sangue O (genes = oo)

Como exposto acima para que uma criança tenha sangue A ela deve ter pelo menos um gene com a letra A herdado de um dos pais ou pode ter os dois genes A herdados dos dois pais, e para que a criança seja sangue O ela tem que ter os dois genes com a letra o herdados dos dois pais. Não há nesse casal genes com a letra B, então jamais esse casal poderá ter filhos B ou AB.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *