Se eu estivesse grávida mostraria no ultrassom?

Bom dia! Fui fazer uma consulta de rotina e o médico me pediu uma ultrassonografia transvaginal, já fiz e já estou com o resultado desse exame e ainda vou retornar ao médico, mas gostaria de saber se eu estiver grávida vem indicando no resultado do ultrassom mesmo que não tenha sido solicitado com esse objetivo? Porque foi apenas um exame de rotina! O laudo do meu exame mostraria se eu estaria ou não estaria grávida? Viria alguma observação dizendo gravidez de x semanas?

O médico precisa indicar na solicitação do ultrassom transvaginal para verificar se há gravidez?

Não! O ultrassom transvaginal segue uma rotina de verificações durante o exame e não há necessidade do médico solicitar para ver se há gravidez, essa é uma verificação padrão do exame que analisa alguns itens que podem indicar ao médico que está realizando o exame a presença de gravidez.

Então se estivesse grávida mostraria no ultrassom?

Sim, desde que a gravidez tivesse uma idade gestacional igual ou superior a 5 semanas, porque em uma gestação menor que 5 semanas (gravidez inicial) não há sinais no ultrassom que indicam a presença de gravidez.

Posso estar grávida e não aparecer no ultrassom?

Sim, a gravidez no início, quando tem menos de 5 semanas não aparece no ultrassom, então caso a gravidez tenha um tempo de duração menor que 5 semanas, você está grávida e não vai aparecer no ultrassom, porém o exame de gravidez (teste de gravidez de sangue ou urina) tem resultado positivo, mesmo antes do ultrassom ainda não mostrar essa gravidez.

O ultrassom mostraria quantas semanas está a gravidez?

Sim! Na gestação com mais de 5 semanas o médico pode usar parâmetros para calcular a idade gestacional e determinar com quantas semanas a mulher está (os médicos calculam a gestação em semanas e não em meses e esse cálculo é feito a partir da data da última menstruação e não a partir da data da efetiva ocorrência da gestação – cálculo clínico; o ultrassom utiliza-se de parâmetros ultrassonográficos para calcular a correta idade gestacional).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *