Secreção ou Sangramento Vaginal tipo Borra Marrom

O que pode ser sangramento marrom tipo borra de café? Qual é o seu significado?

Estou com um sintoma meio esquisito, minha menstruação veio normal como sempre e foi embora, no dia seguinte tive relações com meu esposo e uns quatro dias depois começou a descer um corrimento como uma borra marrom parecendo borra de café e junto dessa borra desceu um sangue rosado. Eu estou com medo o que pode ser?

Quais as causas de sangramento marrom tipo borra de café:

Corrimento marrom tipo borra de café pode significar muitas coisas:

Descamação do endométrio: alterações hormonais, uso de anticoncepcionais ou outros medicamentos podem causar irregularidade menstrual e causar a descamação do endométrio (menstruação fora da data normal ou uma pseudo-menstruação), que pode aparecer na forma de secreção marrom (secreção amarronzada) antes ou depois da menstruação; este tipo de secreção pode aparecer também depois de uma relação sexual devido à movimentação do útero;

Nidação: a ocorrência desse tipo de corrimento no período fértil (meio do ciclo) em mulheres que não usam contraceptivo de nenhum tipo e tiveram relações que antecederam (poucos dias antes) a secreção podem ser um sinal de nidação (gravidez);

Infecções: se o muco marrom ou secreção marrom tipo borra de café for acompanhada de odor desagradável (cheiro forte), dor nas relações, ardência, coceira, prurido ou outros sintomas podem significa uma infecção vaginal (Gonorreia e Clamídia são as que mais comumente causam esse tipo de corrimento, porém pode aparecer em infecções causadas por outros agentes).

Menstruação: eventualmente a própria menstruação pode ser algo parecido com um corrimento marrom tipo borra de café, as vezes pode ser até bem escuro – preto, principalmente no início ou no final da menstruação. Alterações hormonais ou infecções podem alterar o aspecto da menstruação. Mulher que usa anticoncepcional pode ter a menstruação, que desce durante a pausa do anticoncepcional, igual a um corrimento tipo borra marrom.

Sangramento: sangramento decorrente de alterações hormonais, irregularidade menstrual ou decorrente da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) podem aparecer na forma de um corrimento tipo borra marrom.

Anticoncepcional Injetável: anticoncepcional de injeção, principalmente o Contracep ou o Depo-Provera, causam muitos pequenos sangramentos que podem ser na forma de uma borra marrom.

Pílula do dia seguinte: o sangramento que pode ocorrer alguns dias após tomar a pílula do dia seguinte pode ter um aspecto semelhante a um corrimento tipo borra marrom.

 _________________________________

Perguntas frequentes:

Qual é o diagnóstico da borra marrom, o que realmente significa?

O diagnóstico correto deve ser feito com a ajuda do médico ginecologista, nem sempre são necessários exames laboratoriais ou de imagem, apenas a história clínica (sintomas) e o exame ginecológico (sinais) são, geralmente, suficientes para diagnóstico na maioria dos casos. Os principais diagnósticos são as causa já acima apresentadas.

Será que estou grávida? Corrimento tipo borra de café pode ser gravidez?

Esta é uma dúvida comum e recorrente; sangramento ou corrimento não são sinais típicos de gravidez, ausência de menstruação  (e por analogia ausência de sangramento) é sinal de gravidez! Mesmo o melhor médico do mundo pode apenas supor que sim ou que não, a única maneira de saber se está grávida é fazendo um exame de gravidez, preferencialmente o de sangue = Beta-HCG.

Corrimento marrom com cheiro forte?

A presença de odor forte e desagradável com qualquer tipo de corrimento geralmente significa a presença de uma infecção.

Qual é o tratamento para sangramento tipo borra marrom?

O tratamento para corrimento vaginal de cor marrom com aspecto de borra de café depende da sua causa, por isso o diagnóstico é tão importante, descobrir a causa leva ao tratamento. No caso das irregularidades menstruais e sangramentos de privação geralmente se faz o tratamento com uso de medicamentos a base de hormônios como a própria pílula anticoncepcional; se for uma nidação (gravidez) deve-se iniciar o pré-natal e no caso de infeções o uso de antibióticos específicos se faz necessário. Sempre é importante o acompanhamento médico e uso de tratamentos apenas com indicação médica.

Devo parar a cartela do anticoncepcional?

Parar a cartela do anticoncepcional por causa do aparecimento de corrimento é sempre uma péssima ideia! Parar a cartela somente serve para aumentar o risco de engravidar. Somente pare seu anticoncepcional se tiver motivos claros e objetivos e deve tomar decisões baseadas em informações confiáveis, principalmente quando for orientada pelo seu médico para fazer isso. Se tiver que parar a cartela do anticoncepcional – até que as coisas voltem ao normal – somente há duas coisas a fazer para ter certeza de que não vai engravidar: usar camisinha ou não ter relações sexuais!

E sangramentos tipo borra marrom durante a gravidez?

Corrimento ou sangramento marrom tipo borra de café na gravidez pode significar infecção vaginal (como já citado anteriormente) ou pode significar pequenas alterações no colo e útero decorrentes da fixação da placenta e até mesmo pode significar pequenos descolamentos de placenta; abortos ou descolamentos grandes de placenta são acompanhados por sangramento vivo. Neste caso sempre é bom procurar o médico que está fazendo seu pré-natal para fazer o diagnóstico e correto tratamento.

A menstruação veio normal e estou com corrimento tipo borra marrom, pode ser gravidez?

Se a menstruação desceu a chance de você estar grávida é muito pequena, então deve prestar atenção nas outras causas de corrimento deste tipo, porém o ideal é ir ao médico, a única maneira de saber se realmente está grávida é fazendo exame de gravidez.

Leia também:

 

Aviso Importante:

Eventualmente alguns comentários são respondidos, isso significa que nem todos os comentários serão respondidos. A lei brasileira não permite que diagnósticos e tratamentos possam ser feitos pela internet. Isso significa que comentários que fazem pergunta “O que pode ser?” Não podem ser respondidos – as principais causas já estão elencadas nesta postagem, porém no seu caso específico somente seu médico pode dizer o que é! Da mesma forma jamais responderemos comentários que perguntam “Qual é o tratamento?” ou “Que remédio tomar?“.

65 thoughts on “Secreção ou Sangramento Vaginal tipo Borra Marrom

  1. denise

    Minha menstruação não vem há 2 anos, então usei preservativo durante um ano e meio; esses dias veio uma borra de sangue e meus seios estão inchados, estou com 52 anos estou apavorada

    Resposta:
    “Você não está menstruando provavelmente por causa da menopausa, geralmente mulheres que não menstruam tem mais dificuldade de engravidar e no seu caso depois que entrou na menopausa, provavelmente não vai mais engravidar!”

    Reply
  2. Thâmara Braga

    No dia 07/02/16 eu tive uma relação sexual desprotegida, no dia seguinte comprei a pílula e fiz o uso da primeira, no mesmo dia 08/02/16 tive outra relação sexual com camisinha só que a camisinha estourou, no dia seguinte 09/02/16 tomei meu minha segunda pílula, após uma semana veio um corrimento marrom escuro com um pouco de sangue e com leves cólicas. Pode ser gravidez?

    Resposta:
    Esses sintomas não são de gravidez, porém pode engravidar sim, pois a pílula somente funciona em uso regular! Isso pode ser uma infecção ou um sangramento causado pelo anticoncepcional!

    Reply
  3. Sara Rebeca

    Boa tarde! Meu nome é Sara tenho 19 anos e minha menstruação nunca atrasou. No dia que seria para vir a menstruação tive um pequeno corrimento marrom achei que iria descer ate, mas no dia seguinte não tinha nada. Estou com 6 dias de atraso posso estar grávida?

    Resposta:
    Se você teve relação sem proteção e não toma anticoncepcional pode sim estar grávida!

    Reply
  4. Alani

    Boa tarde! Tenho 18 anos não tomo nenhum anticoncepcional, minha menstruação só vem no final do mês e tive relação com meu namorado quarta-feira depois da relação desceu um sangue marrom já faz três dias que está vindo. Pode ser sinal de gravidez? Ou outra coisa?

    Resposta:
    Isso não é sinal de gravidez, deve ser outra coisa – alguma infecção ou desordem hormonal!

    Reply
  5. daniel

    Minha namorada ainda é virgem, mais já encostei meu membro na vagina dela varias vezes, a menstruação dela está atrasada uns 10 dias e hoje desceu um sangue amarronzado seguido por um vermelho normal, devo me preocupar com risco de gravidez?

    Resposta:
    Provavelmente não está grávida e a menstruação dela não está mais atrasada, pois você acabou de nos contar que a menstruação desceu, isso que desceu é a menstruação dela – provavelmente!!!

    Reply
  6. Marcella

    Olá, tomo o anticoncepcional Adolees à setes meses. Ontem desceu uma bora marrom e hoje também, e ainda estou no 21 de 25 dias da cartela. Posso estar grávida?

    Resposta:
    Tomando anticoncepcional corretamente você não engravida! sangramentos de escapes não são sinais de gravidez!

    Reply
  7. Flavia

    Boa tarde doutor, bom tenho endometriose e queria saber minha menstruação veio e foi embora, mas desceu uma coisa preta não era borra de cafe era preto mesmo. Será que posso estar grávida ou isso é da endometriose?

    Resposta:
    Não é da endometriose e gravidez não causa isso, ou seja não é de nenhum dos dois! Se sua menstruação desceu então não deve estar grávida!

    Reply
  8. Anonimo

    oi Doutor não faço uso de nenhum anticoncepcional. Não tinha relações sexuais frequentemente, em uma terça transei sem camisinha e ele jura que não ejaculou dentro, porém com medo tomei a pílula do dia seguinte. Em um sábado estávamos na casa dele e acabamos transando de novo sem camisinha e novamente ele jura que não ejaculou dentro, eu não senti nada, isso aconteceu uma semana antes de descer pra mim, na quarta começou a descer um escorrimento meio borra de cafe que e normal quando vou menstruar. Mas já faz 3 dias que ele desce e não menstruei. Posso estar grávida?

    Resposta:
    “Pode, porém o mais provável é que não esteja grávida!”

    Reply
    1. Anonimo

      Posso tomar chá de canela para ajudar a descer logo ou devo esperar a menstruação vim sozinha?

      Resposta:
      Pode! Porém não deve tomar nada sem o consentimento do seu médico, principalmente com a possibilidade de estar grávida!

      Reply
  9. Fernanda

    Já faz 1 ano que estou sem ter relações. Minha menstruação veio normal, depois de 12 dias eu comecei a sangrar e sentir muita dor(cólica) O que seria isso?

    Resposta:
    A lei brasileira proíbe que médicos façam diagnósticos ou prescrevam medicamentos pela internet!

    Reply
  10. Josi

    Tive relações sexuais pela primeira vez em uma quarta com preservativo e sem ejacular dentro. No sábado apresentei um pequeno corrimento borra de café. Estou grávida?ou este corrimento tem a ver com o rompimento do hinem, ou a ter penetração pela primeira vez?
    Ps: foi verificado e O preservativo não rasgou.

    Resposta:
    Se usou camisinha então fique tranquila que não vai engravidar! Corrimentos ocorrem se ele presistir procure um médico!

    Reply
  11. Angélica

    Minha menstruação veio com o ciclo normal, 6 dias após o termino desceu um corrimento marrom, minha urina tem um cheiro forte, pode ser infecção?

    Resposta:
    É uma possibilidade!

    Reply
  12. Alana

    Comecei a tomar o anticocepcional esse mês/03 especificamente no dia 2, após o término tive relações desprotegida com ejaculação. Pois a 12 dias após a menstruacao tive corrimento marrom claro e sem odor … Faltando uma semana para descer a menstruacao o corrimento continuou, mais escuro. Penso que pode ser um distúrbio hormonal, mais como estava na primeira cartela, imaginei que havia riscos de gravidez e agora estou um pouco preocupada, não parei com o remédio vou aguardar a próxima menstruacao …

    Reply
  13. Leticia

    Não tomo anticoncepcional. Uma semana depois do fim da minha menstruação tive relação sexual com camisinha (eu acho… Os dois estavam bêbados e não sei muito bem o que aconteceu), uma semana depois da relação desceu duas vezes esse corrimento marrom. Isso pode ser sinal de nidação?

    Resposta:
    Nidação ocorre logo depois da relação, no máximo até 3 dias, eventualmente 4 dias!

    Reply
  14. MFCB

    Ola, boa tarde! Tenho 44 anos, já sinto os sinais da menopausa, porém ainda não iniciei tratamento. Ocorre que minha menstruação anda hiper desregulada e a última vez que veio certinho foi em dezembro. Janeiro não veio, só ocorreu um pequeno sangramento e depois disso começou a aparecer um corrimento tipo borra de café, só que isso já acontecendo a um mês. Nunca tomei anticoncepcional e estou sem relação sexual a mais de 1 ano. O que pode ser?

    Resposta:
    Seu diagnóstico somente poderá ser fornecido pelo médico, não é possível fazer diagnósticos pela internet, mas as principais causas desse seu problema estão elencadas na postagem.

    Reply
  15. Taila

    Boa Tarde! Comecei a tomar o anticoncepcional no primeiro dia a menstruação paro depois veio uma borra marrom isso faz uma semana o que pode ser? Obrigado pela atenção!

    Resposta:
    O mais provável é que seja restos de menstruação, mas como elencado acima existem várias possibilidades!

    Reply
  16. Cícera

    Olá, eu tomo Elani 28 a um mês e meio. Estou no período da borra de café e sou “virgem”, em um determinado momento, meu namorado encostou o membro na entrada da minha vagina, mas n houve penetração. Tomo o anticoncepcional no horário e não esqueço. 2 dias antes do ocorrido, eu vomitei umas 3 horas após a ingestão da drágea, posso estar grávida?

    Resposta:
    Não há risco de gravidez!

    Reply
  17. Mirela

    Olá. Comecei minha primeira cartela de anticoncepcional Allestra 20 no primeiro dia da minha menstruação mês passado (22/12), sendo que no dia (8/1) esqueci de tomar a pilula, mas no dia seguinte continuei tomando no horário regular, no dia (10/1) tive minha primeira relação sexual, sem camisinha, e estou há dois dias com um corrimento marrom, acompanhado de um desconforto pélvico. É pra minha menstruação vir amanhã (13/1), esse corrimento pode ser infecção, pode ser por conta da primeira relação ou tem haver com a menstruação?

    Resposta:
    Todas as 3 opções são possibilidades, sendo a primeira e a segunda mais prováveis que a terceira!

    Reply
    1. Jessica

      Boa noite doutor, tive relação dia 4 com camisinha, mas a infeliz rompeu e tomei uma pds em seguida e dez dias depois desceu um pequeno corrimento meio vermelho claro meio bege. Corro risco de estar grávida?

      Resposta:
      Sim, corre o risco sim!

      Reply
  18. Juliana Maria

    Então por ser final de ano não consigo nenhum médico que me oriente, Tenho Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) não uso nenhum tipo de contraceptivo, a quase quatro anos e não engravidei, mas esse mês no lugar do sangramento normal, veio com espaço de 15 dias um corrimento tipo borra de café, será que pode ser do Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) ou uma possível gravidez?

    Resposta:
    Corrimentos não são sinais típicos de gravidez!

    Reply
  19. Bárbara

    Boa tarde, tomo anticoncepcional injetável,mês passado tomei a Perlutan no 6° dia do ciclo e tive relações gozando dentro um dia antes da menstruação, ela veio normal, tomei de novo no dia correto. Porém nesse mês a menstruação atrasou 4 dias e durou somente um dia. Hoje, que “é” meu período fértil (14°dia do ciclo) veio esse corrimento tipo borra de café… Posso estar grávida?

    Resposta:
    Se você toma anticoncepcional você não tem período fértil! Se você toma anticoncepcional você não pode engravidar! Se você menstruou você não tem porque pensar que está grávida!Corrimento tipo borra de café não é sintoma típico de gravidez!

    Reply
  20. Camille Soares

    Tomei o anticoncepcional injetável depo provera trimestral, estou no segundo mês já e estou com um sangramento marrom escuro e com um pouco de sangue saindo da vagina. Também sinto umas dores na barriga, tipo cólica. É por causa do injetável? Ou eu estou com alguma outra coisa?

    Resposta:
    Pode ser por causa da injeção (mais provável), mas pode ser por outros motivos.

    Reply
  21. Jonas

    Eu e minha namorada tivemos relação a duas semanas mais ou menos e foi nossa primeira vez , usamos camisinha corretamente e não cheguei a ejacular mas a menstruação dela esta atrasada em 4 dias, e desceu um corrimento marrom dela ela esta apavorada devo me preocupar?

    Resposta:
    Não!

    Reply
  22. Angelica

    Gostaria de saber quando começo a tomar o anticoncepcional, porque no dia anterior a menstruação vem uma borra marrom, quando vem ela eu já posso começar a tomar o anticoncepcional?

    Resposta:
    Sim! Sendo a primeira cartela e as demais conforme a pausa de cada marca de anticoncepcional, se for injeção essa borra também deve ser considerada já como a menstruação!

    Reply
  23. Carol

    Esqueci de tomar a pílula por 11 horas no sábado, e nesse dia tive relação sem proteção, porém sem gozar dentro. depois de 6 dias, faltando uma pílula pra terminar a cartela, desceu uma borra marrom por 2 dias seguidos, e estou com cólica. Devo me preocupar?

    Resposta:
    “Se está perguntando em relação a possibilidade de gravidez, então a resposta é não!”

    Reply
  24. Juliana

    Uma mulher que ainda não sabe que está grávida e continua a tomar o anticoncepcional pode ter o sangramento por privação normalmente no período de pausa da cartela?

    Resposta:
    “Não! Porém nada é 100% certo em medicina! A probabilidade é maior para que ocorra esse sangramento!”

    Reply
    1. Juliana

      Não entendi! A probabilidade maior é para que ocorra ou não ocorra o sangramento?

      Resposta:
      A resposta é em relação ao que você perguntou: sangramento! Mas em se tratando de gravidez, raramente uma gravidez vai ocorrer quando a mulher toma anticoncepcional!

      Reply
  25. Juliana

    Tomo anticoncepcional. Na última semana da cartela, atrasei em menos de 12 horas uma pílula. Fiz a pausa normal de sete dias. No dia 05/10 reiniciei a cartela. Mantive relação com camisinha no dia 07/10. Dia 13/10 veio um sangramento de escape, e durante o resto da cartela não veio mais e o normal pra mim é vir sempre dois ou três dias de escape. Meu sangramento veio no dia certo da pausa, entre 29 e 31/10. Reiniciei nova cartela normalmente, mas como estou com muitos gases, resolvi fazer o hcg de sangue. Fiz um no dia 03/11, outro dia 10/11 e mais um no dia 19/11, todos negativos. Mesmo assim não estou totalmente convencida, pois já li relatos de mulheres que continuam com sangramento de privação mesmo estando grávidas e mulheres que só produzem hcg depois de uns dois meses de gestação. Farei um ultrassom para me certificar. Pelo tempo da relação que foi dia 07/10 já daria pra ver alguma coisa no ultrassom? Obrigada!

    Resposta:
    Sim!

    Reply
  26. Larissa

    Oi, eu comecei a tomar um anticoncepcional (Tantin) no primeiro dia da menstruação, o problema é que minha menstruação veio por 9 dias e veio só marrom por esses 9 dias, por favor respondam estou preocupada, o que pode ser? Estou na minha primeira cartela, posso estar grávida? ou é só efeito do anticoncepcional?

    Resposta:
    Uma queixa ginecológica de sangramento (ou menstruação diferente) que ocorre uma única vez não costuma ter nenhum tipo de significado clínico! A menstruação as vezes vem diferente e pode sim ser por causa do anticoncepcional. Ausência de menstruação é um sinal de gravidez!

    Reply
  27. Luíza

    Olá doutor, eu faço uso de anticoncepcional e esse mês minha menstruação veio apenas um dia, e veio tipo borra de café, o que pode ser?

    Resposta:
    “Menstruação diferente!”

    Reply
  28. Bianca Silva

    Eu menstruei no dia 1 de setembro e tomei depo-provera de 3 meses no 5 dia da menstruação, emagreci 5 quilos mês passado, esse mês de outubro minha menstruação ainda não veio e hoje já é o nono dia do mês a única coisa que vem são umas coisas tipo borra de café e as vezes umas coisas meio rosada, queria saber o porque disso, se posso estar grávida ou não!

    Resposta:
    Sangramentos e corrimentos ocorrem, porém o diagnóstico somente consultando com o médico! Sintoma de gravidez é a menstruação ausente, sangramentos e corrimentos não são sintomas significativos de gravidez!

    Reply
  29. Vania Almeida

    Olá doutor. Estava tomando o anticoncepcional sem falta, mas esqueci 2 dias e continuei tomando, no meio da cartela me veio um corrimento marrom escuro, típico de começo de menstruação, porém não parei de tomar o remédio. Mas agora a cartela acabou, estou com um corrimento marrom claro a mais de 3 dias mas sem odor, sem dor e nem nada. Pode ser escape? preciso tirar essa dúvida, pois estou apavorada.

    Resposta:
    Escapes ocorrem no meio da cartela e não quando você terminou a cartela. Pode ser sua menstruação, pode ser uma infecção…

    Reply
  30. Gracielle

    Tem mais ou menos 15 dias que menstruei, e começou a sair esta borra, ela não tem odor e só saiu pela manhã, já é o segundo dia que isso acontece e eu não utilizo o anticoncepcional. Se eu fizer o exame de gravidez agora será detectado ou eu vou ter que esperar?

    Resposta:
    Para desconfiar de gravidez deve ter atraso na sua menstruação. Se fazer o exame agora não será confiável!

    Reply
  31. Jheny

    A minha menstruação começou a descer no dia 13/09 e parou dia 17/09 e logo que ela começou a descer eu já comecei a usar o anticoncepcional, dois dias após a menstruação ter acabado eu tive relação sexual mais com preservativo, no dia seguinte começou a descer um sangue marrom que suja a calcinha e o papel higiênico e até agora não parou, fiz um exame de gravidez deu negativo, será que é por causa do anticoncepcional?

    Resposta:
    Pode ser por causa do anticoncepcional, mas pode ser uma infecção ou até mesmo outras causas!

    Reply
  32. Lauraa

    Por favor me ajude. Eu tomava Siblima e uma semana antes da menstruação veio um sangramento escuro , pouquinho. Ai mudei o remédio pra Yasmin, no dia correto, mas o sangramento não parou ate hoje. Fazem 15 dias que desce um sangue escuro. O que isso significa?

    Resposta:
    Esse sangramento provavelmente tem origem no anticoncepcional que está tomando, precisará ir ao médico!

    Reply
  33. Alana

    Meu último período foi dia 28/07. Teoricamente era pra ter vindo dia 28/08. Dia 28/08 no dia que era pra descer a menstruação tive relação desprotegida sem ejaculação dentro da vagina. Dia 04/09 saiu um sujo no papel higiênico para meu pânico. Dia 06/09 fiz exame de farmácia e negativo, dia 08/09 fiz de novo e negativo, dia 09/09 fiz beta é negativo, fui na minha Ginecologista e ela passou provera por 7 dias, tomei, dia 15/09 fiz outro beta é negativo, dia 16/09 fiz ultra transvaginal e nada, deu um aumento inespecífico do volume uterino e espessura do endométrio em 12,1mm. Dia 18/09 começou a sair uma borra marrom, em pequena quantidade. O que pode ser? Será gravidez ainda.

    Resposta:
    Diagnósticos não podem ser fornecidos pela internet então não posso dizer o que é, mas em relação a gravidez: pare de pensar em gravidez, você tem vários exames dizendo que não é gravidez!

    Reply
    1. Gleyce Schuindt

      Olá! A minha menstruação desceu no dia 18 de setembro numa consistência parecendo catarro mas vermelha e no mesmo dia tomei meu primeiro anticoncepcional e no dia 19 desceu a mesma consistência mais clara e parou de descer (meu normal é ficar 5 dias ).
      Queria saber se fiz certo tomando esse anticoncepcional nesse dia?

      Resposta:
      Provavelmente sim!

      Reply
  34. LISA

    Olá! Faço uso de anticoncepcional de 21 comprimidos, e estou em dúvida pra saber qual foi o primeiro dia
    da minha menstruação para daqui 5 dias começar uma nova cartela.
    Um app que tenho no meu celular calculou que dia 16 eu ficaria menstruada, mas no dia 15 desceu essa borra marrom. Então eu não sei á partir de que dia devo começar a contar, já que sangue mesmo só veio no dia 16, em pouca quantidade e diferente do meu fluxo normal antes de começar a tomar a medicação.

    Resposta:
    A pausa não depende da menstruação! Cada tipo de pílula tem um número certo de dias para fazer a pausa independente da menstruação!

    Reply
  35. Ju

    Oi! Estou sem convênio médico e um pouco assustada! Tomo Yaz tem um ano já! Comecei minha cartela no dia certo como sempre. No dia 5 da cartela, minha menstruação cessou. Nos dias 10 e 11 tive relações com meu namorado e ele não ejaculou dentro. Hoje, dia 15 da cartela, tive um sangramento tipo borra de café bem fraco! Isso pode ser nidação? Há chances de estar grávida!? Ou é só um escape mesmo? (Ps. Essa esta sendo uma semana bastante atípica para mim!)

    Resposta:
    Sangramentos eventuais ocorrem e na maioria das vezes não significam nada, se o sangramento persistir ou ter outros sintomas ou sua menstruação não descer fique preocupada, mas agora não há motivo para preocupação alguma!

    Reply
  36. Camila Silva

    Olá, boa noite,menstruei dia 21/08, dia 02/09 era pra tomar o contraceptivo injetáveis mas não tomei, entre os dias 07 e 09 de setembro, ficou descendo uma borra muito escura só pela manhã, que durou 2 dias, pode ser por conta do contraceptivo? A risco de gravidez?

    Resposta:
    Essa borra pode ser por causa de não tomar a injeção, como pode ser por outros motivos. Há risco de engravidar se não tomou a injeção no dia certo.

    Reply
  37. Leticia Arruda

    Há um ano que venho no meu período fértil expelindo borra marrom gelatinosa, sem odor, porém me causam dores na pelve e percebo que prende meu intestino. Já fui na ginecologista e ela só disse que poderia endometriose. Já está me incomodando essa secreção e minha médica não fechar um diagnostico e nem tratar, cortou minha menstruação com pílulas seguidas mas no mesmo período continuo tendo e as dores aumentando. Obrigada!

    Resposta:
    Sua médica tem que definir e propor um tratamento, se está na dúvida procure uma segunda opinião de outro médico!

    Reply
  38. Viviane

    Bom dia. Não tomo nenhum anticoncepcional, dia 21/08 tive relações. Dia 24 minha menstruação veio a noite e acabou dia 26 a noite, antes do normal, pois o normal são de 5 ou 6 dias de menstruação. Quando entrei no 14º dia do ciclo começou a descer um pouco, mas só um risco, e já está assim 4 dias, mas só desce pela manhã e é só um risco bem fraquinho. Fica só um pingo na calcinha marrom bem claro. Devo me preocupar? Não tem cheiro forte não.

    Resposta:
    Pequenos sangramentos ou corrimentos eventuais podem acontecer, deve se preocupar quando a duração for por muitos dias e acompanhado de outros sintomas.

    Reply
  39. Andreia

    Uso anticoncepcional faz 5 anos, sempre tive relaçoes com meu namorado e nunca engravidei. Dessa vez, na época da menstruação, em vez de vir sangue vivo veio um corrimento fraco e marrom. Há chance de ser gravidez?

    Resposta:
    Provavelmente não!

    Reply
  40. Ana Cristina

    Passei por um aborto espontânea a 1 semana, minha GO disse que eu não precisava passar por uma curetagem pq eu estava eliminando tudo. Eu estava grávida de 6 semanas. Sangrei por 7 e hoje fazem 11 dias do ocorrido. Não estou sangrando, mas quando vou ao banheiro e me limpo sai uma borra de café.
    Isso é normal?

    Resposta:
    Se for sem cheiro e não sente mais nada, pode ser ainda resultado do aborto e nada com o que se preocupar por enquanto, porém se tiver cheiro forte e sentindo dores ou outros sintomas deve voltar ao médico.

    Reply
  41. Bruna

    Há 4 dias iniciei o uso de aciclovir de 200mg de 4 em 4h para tratar herpes labial. Um dia depois do inicio do tratamento tive relação e há dois dias (sem usar a boca) comecei a notar um corrimento marrom com suave sangramento quando vou me limpar, sem odor, sem coceira, sem dor. Faço uso de anticoncepcional certinho. Por acaso o aciclovir poderia ter alguma coisa haver com esse corrimento?

    Resposta:
    Provavelmente não!

    Reply
  42. Flah

    Tomo anticoncepcional e há um mês atrás viajei e esqueci de levar comigo a cartela. Resolvi então parar de tomar, esperar a menstruação e iniciar nova cartela no 1º dia do ciclo. Quando menstruei, iniciei nova cartela, tomei todos os comprimidos no horário certo e me protegi nas relações até o 20º dia da cartela. Agora na pausa minha menstruação não desceu, apenas um corrimento marrom. Pode ser gravidez?

    Resposta:
    Pode ser a sua menstruação que veio diferente!

    Reply
  43. Nadia

    Há dias que me desce uma secreção tipo borra de café e quando me limpo no papel higiênico vê-se mais, não e sangue parece uma sujeira qualquer e não tomo nenhum contraceptivo.

    Resposta:
    “Precisa procurar um médico para descobrir o que pode ser, esse tipo de corrimento geralmente é decorrente de infecção.”

    Reply
  44. Vannya

    Tomei a pílula do dia seguinte e uma semana depois desceu uma borra marrom. O que pode ser isso?

    Resposta:
    Pode ser efeito da pílula do dia seguinte, assim como também pode significar infecção ou nidação (ocorrência de uma gravidez). Estatisticamente a probabilidade é maior para efeito da própria pílula do dia seguinte!

    Reply
  45. Fabiana

    Preciso de ajuda, estou tendo sangramento por volta de uns 15 dias, mas não e uma sangramento normal, somente suja a minha calcinha muito pouco ou quando vou ao banheiro e me limpo com papel higiênico, um odor desagradável e uma pequena cólica abdominal, tenho um namorado e estou constrangida de ir ao médico, será algo grave?

    Resposta:
    Provavelmente algum tipo de infecção vaginal, precisa sim ir ao médico, a necessidade de tratamento deve ser colocada a frente de sua vergonha de ir ao médico, precisa cuidar da sua saúde e do seu corpo!

    Reply
    1. Harukia

      Eu estou com o mesmo problema. Eu tomo a pilula, sempre certinha. Tive minha menstruação, e recomecei uma cartela de pilula e logo depois de 3 dias tenho dito um sagramento, no começo ele era um sangue mais vivo. Mas agora é bem marrom mesmo, com muitos pedacinhos de bolinhas de sangue. Estou muito preocupada. Pois não sei o que pode ser. E eu tenho a doença dos ovários policísticos.
      Podem me responder!

      Resposta:
      Diagnósticos não podem ser fornecidos pela internet! As principais causas já estão acima elencadas, porém o que pode ser? Somente seu médico poderá responder!

      Reply
  46. Ana Paula

    Olá! Eu tomo anticoncepcional e no meio da cartela, sai uma borra preta. isso é normal, posso manter relação sexual mesmo saindo essa borra preta?

    Resposta:
    Esse é o chamado sangramento de escape, geralmente não há risco de engravidar, porém o ideal é conversar com seu médico, pode ser necessário trocar de anticoncepcional.

    Reply
  47. Aline Garcia

    Tive um aborto retido há 4 meses… E estou tentando engravidar novamente há 2 meses. Minha monstra está 2 dias atrasada, mas desde domingo está saindo no papel uma borra marrom tipo caramelo e sinto uma cólicas bem fraca como se tivesse vindo a monstra mais quando vou ver não veio. Pode ser gravidez?

    Resposta:
    Você precisa ir ao médico, antes de engravidar novamente precisa de uma série de orientações, exames e tomar alguns medicamentos. Se teve aborto, é muito cedo para engravidar. Dois dias não é atraso para a sua menstruação (variação normal). Esse corrimento marrom não é sinal de gravidez!

    Reply
  48. Thais

    Olá pessoal faz 2 meses e alguns dias que eu não menstruo e hoje dia 31/03/2014 desceu uma borra, algo bem fraquinho, só sai no papel higiênico, posso estar grávida?

    Resposta:
    É uma possibilidade sim!

    Reply
  49. Kássia

    Boa noite, minha menstruação está atrasada a 1 mês e 12 dias, já fiz tanto o exame de farmácia como o de Beta e ambos deram negativos.. Estou com muita sensibilidade nos seios e estou super inchada. Agora começou a sair uma secreção na cor esbranquiçada sem odor. O que será que está acontecendo? Grávida sei que não estou pois não sinto nenhum sintoma anormal, a não ser a menstruação tão atrasada. Se puder me responder eu agradeço muito. Beijos!

    Resposta:
    o que está acontecendo é justamente o seu diagnóstico e a lei brasileira proíbe que diagnósticos e tratamento sejam feitos pela internet, você realmente precisa ir ao médico.

    Reply
  50. Joaquim

    Queria saber se o sangramento vaginal marrom, depois de alguns dias que usou a pilula do dia seguinte é o que? E hoje minha amiga esta com 10 dias de menstruação atrasada, o que ouve?
    Ocorreu a transa sem preservativo no dia 09 mês passado e ela costuma menstruar dia 01, dia 10 ela tomou a pílula, e dia 14 veio esse sangue marrom… o que pode ser?

    Resposta:
    sangramento após a pílula do dia seguinte é comum acontecer e a menstruação não veio (vários são os motivos), ela precisa procurar um ginecologista se o atraso persistir por 15 dias ou mais.

    Reply
  51. MORGANIA

    Estou com escorrimento que não pára, ele é escuro com pouco sangue misturado, não menstruo direito, passo três meses sem menstruar e quando vem é pouco, já faz muito tempo e estou com medo.

    Resposta:
    precisa ir ao ginecologista.

    Reply
  52. Cleide

    Tive relação sexual e sangrou, desde então passaram dois dias e começou à descer corrimento marrom no dia a dia, já vai fazer três dias e não parou ainda. O que pode ser?

    Resposta:
    algumas vezes a ação mecânica do ato sexual pode causar traumatismo na vagina que aparece como sangramento e posterior corrimento escuro. Outra possibilidade é a descamação antecipada da camada interna do útero (pseudo-menstruação) decorrente da mesma ação mecânica, infecções também podem causar os mesmos sintomas, ou seja, várias são as possibilidades, então você precisa ir ao médico para correto diagnóstico e tratamento.

    Reply
  53. lauriane

    olá meu nome é Lauriane, estou muito preocupada porque eu faço o uso de anticoncepcional e preservativo, minha última menstruação foi dia 28/01/2014 e dia 19/02/2014 começo uma secreção marrom até dia 26 e dia 27 desceu um pouco de menstruação e logo depois não desceu mais, será que estou grávida?

    Resposta:
    Duplamente não! Se toma anticoncepcional e usa preservativo não há como engravidar com o dobro de segurança!

    Reply
  54. Simoni da Cruz

    Minha menstruação veio dia 15 e ai parou dia 20, uns dez dias depois veio uma borra marrom, será que estou grávida?

    Resposta:
    se a menstruação desceu certo não há porque pensar em gravidez, porém se ela não vir na próxima vez, aí sim pode pensar em gravidez (faça o teste e procure o médico se a menstruação atrasar por 15 dias ou mais!

    Reply
  55. Alicia

    Minha menstruação vei normal e cinco dias depois comecei ater um corrimento e minha menstruação veio novamente junto com o corrimento, e quatro dias depois o corrimento veio de novo… O que devo fazer?

    Resposta:
    Se o corrimento tem um odor muito forte e tem outros sintomas (dor, por exemplo) pode ser uma infecção e deve ir ao ginecologista; se for apenas um sangramento decorrente de uma irregularidade menstrual pode esperar alguns dias, porém se persistir deve ir ao ginecologista, ou seja nas duas situações terá que ir ao médico!

    Reply
  56. Samara

    Tomei remédio durante 6 anos, parei e quero engravidar; já faz 5 meses que tento agora. A minha menstruação veio e depois de 10 dias veio uma borra de cafe e um pouquinho de sangue e já faz quase um mês que esta assim; não pára de descer o que pode ser?

    Resposta:
    precisa ir ao ginecologista, diagnósticos não podem ser fornecidos pela internet.

    Reply
  57. Debora Sanara Pereira

    Eu estou grávida de 30 semanas e queria saber se essa borra preta é normal, há mais de 2 dias que ela vem e um escorrimento marrom é normal?

    Resposta:
    eventualmente pode ocorrer sem que signifique um problema, porém é preciso ir ao médico para saber qual é o diagnóstico (infecção ou algo relacionado a gravidez)!

    Reply
  58. Daiane Santos

    Olá! Eu tenho um bebê de 6 meses e estou tomando anticoncepcional yaz há 4 meses; esse mês faltando 7 dias para acabar a cartela, está vindo um corrimento borra de café, isso é normal ou devo me preocupar… obrigado!

    Resposta:
    Corrimentos eventuais são muito comuns e geralmente não devem ser motivo de preocupação para a mulher. Quando o corrimento é contínuo ou se repete muito, muito intenso ou associado com outros sintomas ou tem o cheiro muito forte é que a mulher deve procurar o médico.

    Reply
  59. Marina

    Uso o microvlar há 4 a 5 anos e alguns meses pra cá venho observando que essa borra passa dias e dias seguidos quase o mês todo, estou preocupada quando tenho relações chega a sangrar. Não sei o que fazer?

    Resposta:
    “você precisa ir ao médico ginecologista, precisa fazer uma consulta, talvez até fazer exames para saber o que realmente está acontecendo.”

    Reply
  60. Sidineide

    Minha menstruação não desce vai fazer dois meses e desde ontem para cá começou a descer uma borra marrom clara. Queria saber o que isso significa? Obrigado!

    Resposta:
    O seu diagnóstico não pode ser fornecido pela internet, primeiro porque é proibido fornecer diagnósticos pela internet e segundo porque com essas informações não dá para ter certeza do que seja; atraso menstrual seguido por borra pode ser desde uma simples irregularidade menstrual até gravidez, e muitas outras coisas. No seu caso o ideal é procurar um ginecologista!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *