Usar ou não usar pílula do dia seguinte: Situações Reais

Durante a primeira cartela do anticoncepcional:

Comecei a minha primeira cartela do anticoncepcional, já tomei 12 comprimidos. Tive relação sem camisinha e com ejaculação dentro. Preciso tomar a pílula do dia seguinte pelo fato de estar na primeira caixa do anticoncepcional?

A primeira cartela de anticoncepcional não oferece 100% de efetividade de proteção. alguns médico orientam que a partir do décimo comprimido (depois que já tomou 10 pílulas da primeira cartela) já há segurança contraceptiva e pode ter relação sem outra proteção. Porém, eu costumo pedir para a mulher cuidar com camisinha durante todo o primeiro mês (primeira cartela). Caso tenha relação nesse período sem uso de camisinha, há uma indicação relativa de tomar a pílula do dia seguinte. Lembrando que a indicação e prescrição deve ser feita pelo médico, evite a automedicação (pode ser perigoso para sua saúde tomar remédios sem prescrição médica.

Tomo anticoncepcional (pílula oral – cartela) há vários meses:

Ola! Queria saber o seguinte: tomo pílula faz 5 anos e sempre no mesmo horário, só que tive relação com meu namorado duas vezes. Não usamos camisinha e ele ejaculou dentro, pois não tomei pílula do dia seguinte, era necessário? Posso estar grávida? E se tomar só o anticoncepcional evita gravidez? Da para transar tranquila sem camisinha?

A famosa cartela pílula de anticoncepcional (anticoncepcional oral) é um excelente método anticoncepcional, é muito eficiente, é quase 100% efetivo contra a gravidez (nenhum método é 100% seguro). As mulheres que tomam anticoncepcional oral – pílula, de modo correto, não precisam ter medo de gravidez, podem ter relações sem uso de camisinha e com ejaculação dentro que não vão engravidar e não precisam usar a pílula do dia seguinte

Esquecer de tomar a pílula do anticoncepcional por mais de 12 horas:

Tomo o anticoncepcional em pílula Primera 20 há quatro meses. Sempre tomo as 23:00 horas e antes de ontem esqueci e só tomei as 16 horas de ontem. A noite tive relações com meu namorado sem camisinha e ele gozou dentro. Corro risco de engravidar? Preciso tomar a pílula do dia seguinte?

Neste caso temos um esquecimento de 17 horas (tomou com 17 horas de atraso), aqui podem ser incluídos todos os casos em que o esquecimento ultrapassa as 12 horas, porém é inferior a 1 dia (menos de 24 horas de atraso). A principal orientação neste caso é tomar a pílula assim que lembrar, continuar a cartela normalmente (não parar a cartela do anticoncepcional por causa de um esquecimento) e evitar ter relações ou usar camisinha durante os próximos 7 dias (durante 7 dias depois do esquecimento). Não há uma indicação absoluta neste caso para o uso da pílula do dia seguinte. Isso significa que numa situação semelhante a essa não se indica o uso da pílula do dia seguinte.

Uso camisinha:

A camisinha é um método anticoncepcional seguro e eficiente no combate a gravidez e também protege a mulher de doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha usada corretamente pode ser utilizada com tranquilidade como único método anticoncepcional. Não há indicação de usar a pílula do dia seguinte quando se usa camisinha, somente caso houver o rompimento da camisinha ou uso incorreto da camisinha ou alguma situação ocorreu que pode haver risco de gravidez, é que o uso da pílula do dia seguinte é indicado. Desde que com receita médica.

Leia também:

Postagem em construção ajude a formular esta postagem deixando sua dúvida nos comentários desta postagem!

As orientações aqui apresentadas tem apenas caráter informativo e não devem ser utilizadas para tomar a decisão sobre o uso de medicamentos, somente seu médico por meio da receita médica pode prescrever medicamentos. Evite a auto-medicação, ela pode ser perigosa e causar danos a sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *