Sobrepeso pode alterar os exames de TGO, TGP e Gama-GT?

Será que o sobrepeso pode causar alteração dos meus exames? Sou do sexo masculino, tenho 42 anos e estou com aproximadamente 20 kilos acima do peso normal. Além disso tomo medicamentos para pressão alta (hidroclorotiazida e losartana). Todos meus outros exames deram bons, exceto o TGO (AST), TGP (ALT) e o GAMA-GT. Isso é indício de algum problema no fígado ou pode ser causado pelo sobrepeso ou pelo medicamento para pressão alta?

Os exames de sangue acima citados fazem parte das provas de função hepática, esses exames quando alterados significam que houve alterações no fígado que permitiram que as enzimas intra-celulares fossem para na corrente sanguínea: processo inflamatório ou obstrutivo.

Ingestão de bebidas alcoólicas (hepatopatia alcoólica), uso de remédios ou drogas (hepatites tóxicas), obesidade ou sobrepeso (esteatose hepática), infecções virais (hepatites virais) e processos obstrutivos dos ductos biliares são as principais causas que podem levar ao aumento das enzimas hepáticas no sangue.

Neste caso tanto o sobrepeso, como os remédios podem levar a essas alterações, porém outras causas precisam ser afastadas. Um médico precisa ser consultado para definir qual a real causa dessas alterações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *