Tem algum problema engravidar com mioma no útero?

A presença de miomas no útero quando a mulher faz ultrassom transvaginal é um achado muito comum, muitas mulheres sem nenhum sintoma podem apresentar miomas no exame mesmo levando uma vida absolutamente normal, isso inclui engravidar, ter uma boa gestação e um trabalho de parto normal.

Miomas podem ser um empecilho para engravidar e para ter uma gestação normal dependendo da quantidade e também da localização dos miomas. Miomas subserosos mesmo em grande quantidade não costumam causar problemas. Miomas intramurais se forem em grande quantidade ou muito grandes podem causar problemas durante a gestação. Miomas intramurais são mais propensos a causarem problemas para engravidar e também para ter uma gestação normal.

O miomas subserosos são a maioria dos miomas que acometem as mulheres, o que é “vantagem” pois são os que menos causam problemas para as mulheres. Então, dependendo principalmente da localização dos miomas, a mulher pode engravidar e ter uma gravidez normal.

One thought on “Tem algum problema engravidar com mioma no útero?

  1. Ines Fernandes

    Tenho um MIOMA de 10 cm na parede posterior, subseroso, abalando a linha endometrial. Já engravidei 2 vezes, mas aborto com 1 mês e meio porque o MIOMA pressiona o meu útero para baixo… Me de uma resposta porque não consigo pensar em não ter filhos. Estou indo no hospital FEMINA de PORTO ALEGRE, não tenho dor e nem hemorragia, mande uma resposta. Desde já obrigada!

    Resposta:
    Mioma pode ser uma causa de aborto, porém fique tranquila e converse com seu médico, provavelmente terá que tratar (talvez retirar o mioma) antes de engravidar novamente!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *