Tenho sintomas de gravidez, mas teste deu negativo?

Estou com uma dúvida: minha menstruação sempre vem certo por volta do dia 30. Sou casada e sempre tenho relações quase todos os dias, então dia 07 veio um corrimento marrom claro e as vezes escuro tipo borra de café, mas bem pouco mesmo e no dia seguinte também… Desde esse dia estou sentindo tontura, dor nos seios, sinto abaixo do umbigo inchado, náuseas, dor de cabeça e até hoje não veio a menstruação. Já está 5 dias atrasada. Fiz teste de gravidez de farmácia no último dia 30 e deu negativo. Gostaria de saber se posso estar grávida? Pois sinto sintomas de gravidez e o teste deu negativo!

Duas situações falam contra gravidez:

  • raramente os sintomas de gravidez aparecem logo no início da gravidez (antes do primeiro mês) são mais comuns a partir do segundo ou terceiro mês;
  • teste de gravidez deu negativo (porém testes de farmácia são pouco confiáveis principalmente logo nos primeiros dias de uma possível gravidez.

Duas situações falam a favor de gravidez:

  • ter relações diárias e sem proteção são um bom indicativo da possibilidade de uma gravidez;
  • menstruação atrasada (esse sim é um sintoma importante e que deve ser levado em consideração). Atraso menstrual é o mais precoce e mais importante sinal de gravidez nas primeiras semanas.

O que fazer nesta situação de presença de sintomas e exame negativo?

O ideal é ir ao médico e seguir as orientações dele. Porém de uma maneira geral a regra é: primeiramente não se deve tomar nenhuma providência, além de ir ao médico; espere o atraso completar 15 dias e depois faça um novo exame de gravidez (preferencialmente de sangue – mais seguro) e novamente vá ao médico com o resultado desse exame (se positivo para fazer o pré-natal, se negativo para ver o que está acontecendo).

Leia também:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *