Termos utilizados em laudos de ultrassom…

Útero:

Útero em anteversão: também chamado de útero em AVF ou útero em anteversoflexão. Pode ser resumido como uma forma de apresentação anatômica normal do útero com seu corpo e principalmente o fundo do útero voltado para a parte anterior do corpo feminino.

Útero em RVF: útero em retroversoflexão ou útero invertido é uma variação do normal, encontrado em cerca de 20 a 25% das mulheres. O fundo do útero encontra-se voltado para o dorso da mulher.

Útero com Morfologia homogênea: morfologia é o “formato” ou aspecto visual do útero, se está homogêneo é normal;

Formato piriforme: formato considerado normal do útero.

Útero de contornos regulares: A parte externa do útero em contato direto com o interior do abdômen deve ser sempre lisa e no ultrassom aparece como contornos regulares = normal; quando os contornos estão irregulares geralmente é porque existe a presença de miomas.

Útero heterogêneo: o aspecto visual habitualmente normal é homogêneo, geralmente o útero heterogêneo é causado pela presença de miomas.

Útero Miomatoso: é o útero que tem vários miomas, geralmente está com o volume aumentado por causa desses miomas.

Útero centrado: pode aparecer como centrado ou centralizado = normal.

Útero aumentado: útero com tamanho maior que o normal. As causas mais comuns são: miomas, disfunção hormonal e gravidez.

Volume do útero aumentado: o volume uterino pode variar entre 30 cm a 160 cm cúbicos.

Textura ou ecotextura miometrial homogênea: o miométrio é a maior camada e a mais importante, é formada de músculo liso e seu aspecto normal é “homogêneo

Textura miometrial heterogênea: o miométrio tem como aspecto normal homogêneo, quando aparece de forma heterogênea geralmente é em decorrência da presença de miomas.

Presença de nódulos sólidos: nódulos sólidos no útero são na grande maioria das vezes miomas.

Presença de nódulo hipoecoico: geralmente é um mioma.

Nódulo intramural: nódulo na parede do útero, dentro do miométrio (mioma intramural).

Miomas: miomas são formações nodulares formadas basicamente por musculatura lisa (semelhante ao útero), são tumores benignos.

Mioma Intramural: mioma na camada do útero chamada de miométrio.

Mioma Subseroso: mioma na camada externa do útero chamada de serosa, este são os miomas que costumam causar menos sintomas.

Mioma Submucoso: mioma na camada interna do útero, são miomas comumente relacionados a sintomas como sangramento.

Eco endometrial: o endométrio é a camada interna do útero e no ultrassom aparece como uma linha fina contínua (delgado, linear e homogêneo).

Eco endometrial espessado: o endométrio é a camada interna do útero, é essa camada que todos os meses descama e provoca a menstruação, também é a camada onde o óvulo fecundado (mórula) se implanta para desenvolver a gravidez. Geralmente está aumentado nos processo em que há desordem ou algum tipo de alteração hormonal.

Eco endometrial homogêneo: o eco endometrial é delgado, linear e homogêneo; este é aspecto habitual e normal do endométrio.

Eco endometrial heterogêneo: o aspecto habitual e normal do endométrio é homogêneo, quando está heterogêneo geralmente está relacionado a desordens e alterações hormonais.

Canal endocervical fechado: normal, pode eventualmente ser um pouco aberto, principalmente na mulheres que já tiveram filhos.

Colo do útero fechado: é o mesmo que o item anterior.

Colo uterino aberto: quando o colo do útero está “aberto”, essa é uma condição que pode ser considerada “normal” em mulheres que já tiveram filhos.

________________________________________

Ovários:

Ovários de dimensões preservadas, com contornos regulares e bem definidos: conformação normal dos ovários.

Presença de cistos ou formações císticas: a presença de algumas estruturas císticas bilateralmente, de aspecto folicular, são formações com paredes finas, com conteúdo homogêneo e não ultrapassam 1,0 cm de diâmetro. Cistos funcionais são estruturas normais dos ovários e são os folículos em formação.

Formação cística simples aparente de natureza funcional (luteínica?): o folículo após expulsar o óvulo dá lugar ao cisto lúteo, estrutura normal e importantíssima na produção de hormônios.

Cisto septado: cistos podem ser simples ou complexos, quanto mais complexos os cistos maior a probabilidade de serem malignos. O cisto septado é um cisto intermediário em complexidade.

________________________________________

Fundo de Saco de Douglas: Saco de Douglas é uma estrutura anatômica dentro da cavidade abdominal. atrás do útero e é a parte mais baixa da cavidade abdominal, local que com frequência acumula líquido que provem de qualquer parte do abdômen.

Fundo de saco de Douglas livre: significa que não há nada lá;

Ausência de liquido livre em fundo de Saco de Douglas: não há liquido nessa região.

Presença de liquido livre em fundo de Saco de Douglas: há líquido nessa região.

________________________________________

Útero contendo saco gestacional tópico: foi visualizado o saco gestacional que é a primeira estrutura a ser visualizada em uma gravidez inicial. Quando está “tópico” significa que está no lugar correto.

Embrião e vesícula vitelínica não visualizados: significa que o embrião (feto ou bebê) e a vesícula vitelínica (que irá formar os anexos embrionários não foram visualizados (isso se deve a gestação ser muito inicial, ou eles não exitem ou simplesmente não foram vistos).

Gestação tópica: significa gravidez no lugar certo.

Aviso: Aqui estão colocadas algumas situações que aparecem no laudo do ultrassom e suas respectivas explicações do que é. Estamos construindo essa postagem, muito mais exemplos serão aqui descritos. Porém não fazemos interpretação do seu exame porque a lei brasileira não permite que diagnóstico sejam fornecidos pela internet. Caso queira colaborar com essa postagem deixe seu comentário.

2 thoughts on “Termos utilizados em laudos de ultrassom…

  1. Bianca

    Fiz uma ultrassom endovaginal e deu que meu endométrio é centrado com 3 mm de espessura. Isso é um problema?

    Resposta:
    Não! Isso não é um problema!

    Reply
  2. Flavianna

    Fiz uma ultrassonografia endovaginal, e gostaria de saber o que significa, ou se meu caso é muito grave visto o que o exame apresenta.
    útero: Em antervesão, centrado, de contornos regulares e limites precisos.
    Medindo: 14,80 x 10,00 x 12,10cm e volume de: 931,22cm³.(Referência:25 a 90cm³)
    Miométrio de textura acústica heterogênea.
    O útero apresenta nódulos sólidos hipoecóides, intramurais e um submucoso, o maior localizado em parede corporal posterior , medindo aprox. 8,1 cm no maior diâmetro.

    Resposta:
    Seu útero está muito aumentado as custas de vários prováveis miomas… o restante é com seu médico, não há nada de grave no exame, porém depende dos seus sintomas para poder dizer qual é a gravidade!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *