Tomei pílula do dia seguinte, quando fazer exame de gravidez?

Eu não tomo remédio nenhum, tive relação sem me prevenir e então tomei a pílula do dia seguinte; tomei a pílula Diad umas 4 horas depois dessa relação e a segunda dose tomei após 12 horas, ficando com medo se fez o efeito comprei uma cartela de pílula normal e comecei a tomar, tomei durante 8 dias, mas todo dia à noite depois da janta passo muito mal, então parei de tomar, já fazem 10 dias e nada aconteceu, posso estar grávida? Quanto tempo devo esperar para fazer um teste ou exame de gravidez depois de ter tomado a pílula do dia seguinte?

Exame de gravidez de sangue é o que mais rapidamente pode dar positivo; quando uma gravidez ocorre essa “positivação” ocorre em torno de 5 a 7 dias depois da fecundação, e a fecundação ocorre entre 24 a 72 horas depois da relação, então temos um período que pode variar entre 7 a 10 dias depois da relação para o exame dar positivo. Desta forma concluímos que:

Exame de gravidez de sangue (Beta-HCG) somente pode ser feito depois de 10 dias da relação, sendo ideal 15 dias depois da relação, como medida adicional de segurança e certeza do resultado certo.

Teste de Gravidez de Farmácia tem uma sensibilidade menor então devem ser feitos depois de 15 dias da relação.

Exame de gravidez deve ser feito sempre a critério do seu médico, é indicado fazer teste de gravidez quando a mulher tem indícios de gravidez, o principal indício de gravidez é o atraso menstrual. Fazer exame de gravidez apenas para tirar a dúvida, na maioria das vezes é realizado muito cedo, e não tira essa “dúvida”, porque a mulher ainda acha que pode estar grávida, não acredita no resultado e continua com a dúvida, preocupação, ansiedade e estresse…

Dica: postergue ao máximo o exame de gravidez, quanto mais dias demorar para fazer mais certeza terá do seu resultado;

Importante: qualquer exame de gravidez ou teste de gravidez feito antes de 10 dias (contados desde a relação sexual) não conferem segurança e confiabilidade ao exame.

Leia também:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *