Toxoplasmose IgG 650 ui/ml, o que significa esse resultado?

Levei meu filho ao médico e o médico solicitou alguns exames por causa de alguns sintomas que ele sentia e no exame do meu filho apareceu toxoplasmose IgG com resultado 650,0 ui/ml, O que significa isso? Será que é bom ou ruim, é controlável?

IgG é uma imunoglobulina, um anticorpo que o corpo produz para se defender de uma doença, no caso da Toxoplasmose o IgM aparece logo nos primeiros dias da infecção aguda e o IgG demora alguns dias ou semanas para aparecer e a partir do momento do seu aparecimento ocorre o controle da doença (as defesas anticorpos do próprio doente combatem a doença) e o IgG depois de aumentado no soro sanguíneo fica assim elevado por muitos meses ou anos. Sendo que o IgM logo reduz e desaparece do soro.

A toxoplasmose é uma doença de característica benigna e a cura ocorre completamente, na grande maioria dos casos, sem deixar sequelas. Somente em pacientes imunodeprimidos deve haver uma maior preocupação ou em mulheres grávidas.

Ter o IgG elevado com 650 ui/ml ou superior significa que seu filho já teve essa doença em algum momento da vida, que pode ter ocorrido há algumas semanas ou há alguns meses ou até mesmo há alguns anos. Para saber com mais exatidão (nem sempre é possível) quando foi essa infecção precisa analisar o IgM, se está com o IgM aumentado a infecção é recente se está com o IgM baixo ou negativo a infecção antiga, outra opção é o teste de avidez (que pode ajudar a definir a possível data aproximada da infecção.

2 thoughts on “Toxoplasmose IgG 650 ui/ml, o que significa esse resultado?

  1. Aldo Araujo

    Minha esposa fez o exame de toxoplasmose e deu IgM deu reativo e o IgG deu 650,0 ui/ml, é grave? Ela está no sétimo mês.

    Resposta:
    IgG positivo para toxoplasmose significa que ela já teve toxoplasmose em algum momento da vida! IgM negativo significa que ela não tem toxoplasmose agora ou não teve toxoplasmose nos últimos meses.

    Reply
  2. Dircieny Lacerda

    Estou grávida e meu médico me pediu o exame de toxoplasmose IgM deu negativo e o IgG deu 650,0 ui/ml quero saber se tenho alguma doença e se vai prejudicar meu bebê?

    Resposta:
    esse resultado significa que você já teve toxoplasmose durante a sua vida, antes de engravidar, não sendo desta forma um resultado preocupante! Seu médico do pré-natal vai conversar com você sobre isso.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *