Tudo sobre Útero Infantil

O que é Útero Infantil?

O útero infantil é uma condição onde ocorre a manutenção dos mesmos padrões de tamanho e desenvolvimento do útero que a mulher tinha quando criança. Na adolescência com o aumento dos níveis de hormônios sexuais o útero começa a crescer para atingir o tamanho ideal para a mulher adulta (suficiente para receber e permitir o desenvolvimento do feto durante a gravidez), quando o útero não se desenvolve completamente e mantém as mesmas medidas do útero na infância temos a condição chamada de Útero Infantil.

Como saber se tenho Útero Infantil?

O diagnóstico do útero infantil é feito mediante a ultrassonografia pélvica ou transvaginal (volume do útero menor que 25 cm ou 30 cm – alguns afirmam 30 cm, porém há estudos em que mulheres com útero de volume entre 25 e 30 cm que podem ser considerados normais e não significam útero infantil). No exame observa-se que o corpo do útero tem a mesma medida ou uma medida muito próxima do colo do útero, quando o corpo do útero deveria ser maior.

Porque a mulher tem Útero Infantil?

As causas do útero infantil estão relacionadas principalmente a problemas hormonais (o desenvolvimento do útero depende dos hormônios sexuais); a disfunção ovariana ou problemas hormonais relacionados à hipófise podem fazer com que os órgão reprodutores não se desenvolvam corretamente.

Quais os sintomas de Útero Infantil?

Os sintomas do útero infantil podem não ser tão aparentes e algumas mulheres podem não apresentar sintomas. Assim como a mulher pode apresentar sintomas que estão mais relacionados aos mesmos problemas hormonais que causam o útero infantil:

Sintomas do Útero Infantil:

  • Dificuldade em engravidar;
  • Abortos espontâneos.

Sintomas de problemas hormonais que estão associados ao Útero Infantil:

  • Primeira menstruação mais tarde que o normal;
  • Órgãos sexuais pouco desenvolvidos;
  • Ausência de pelos pubianos e nas axilas;
  • Mamas pouco desenvolvidas;
  • Menstruação irregular;
  • Dificuldade em engravidar;
  • Abortos espontâneos.

Os primeiros sinais de maturidade sexual iniciam por volta dos 9 a 12 anos de idade. Portanto, uma mulher com 15 anos ou mais não deve mais apresentar os sinais descritos acima, caso ela tenha precisa ir ao médico, preferencialmente um ginecologista para investigar o caso.

Algumas mulheres apresentam um desenvolvimento sexual aparentemente normal, mas podem apresentar um útero menor que o normal devido ao uso de anticoncepcionais com ação que bloqueia ação dos hormônios sexuais como o Diane 35.

Tratamento para Útero Infantil

Após investigação das causas e correto diagnóstico o médico vai programar o correto tratamento que deve iniciar pelo tratamento da causa principal da alteração. Por exemplo, se o problema for falta de hormônios por funcionamento inadequado dos ovários, medicamentos à base de hormônios geralmente são recomendados para promover o correto crescimento do útero e regularizar a função ovariana.

Quem tem Útero Infantil consegue engravidar?

Sim, porém pode haver maior dificuldade de engravidar e há um maior risco de abortos espontâneos.

Quem tem Útero Infantil pode engravidar?

As mulheres com útero infantil podem engravidar sem problemas, mas devem fazer o acompanhamento pré-natal com um bom obstetra, para que ele acompanhe de perto toda a gravidez e esteja atento a qualquer eventual problema. O ideal é que esse acompanhamento comece antes mesmo da mulher engravidar com o tratamento da causa do útero infantil e preparação do corpo da mulher para a gravidez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *