Útero aumentado contendo saco gestacional, o que significa?

Fiz 2 testes de farmácia e os 2 deram positivos, depois fui ao médico e ele pediu uma ultrassom obstétrica inicial transvaginal que obteve o seguinte resultado: Útero aumentado de volume, contendo saco gestacional tópico, de contornos regulares, medindo DM = 13,0 mm. Embrião e vesícula vitelínica não visualizados. Conclusão: Gestação tópica com idade gestacional estimada em 5 semanas pelo DM do saco gestacional. O que significa esse saco gestacional?

saco gestacional (SG) é a primeira estrutura gestacional visualizada ao ultrassom, geralmente a partir da quarta semana de gestação, as vezes somente aparece na quinta semana de gestação. Ao realizar o ultrassom, de preferência pela via transvaginal, o médico radiologista ou obstetra avalia algumas características do saco gestacional, que são:

  • implantação
  • forma
  • conteúdo
  • contorno
  • tamanho

Útero contendo saco gestacional tópico: foi visualizado o saco gestacional que é a primeira estrutura a ser visualizada em uma gravidez inicial. Quando está “tópico” significa que está no lugar correto.

Embrião e vesícula vitelínica não visualizados: significa que o embrião (feto ou bebê) e a vesícula vitelínica (que irá formar os anexos embrionários não foram visualizados (isso se deve a gestação ser muito inicial, ou eles não exitem ou simplesmente não foram vistos). Pode também ser escrito como: saco gestacional vazio.

Gestação tópica: significa gravidez no lugar certo.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *