Xenical (Orlistat) corta o efeito do anticoncepcional?

Estou acima do peso e gostaria de emagrecer, preciso perder peso e não quero engravidar, tomo anticoncepcional oral (pílula), todos os dias bem certo e gostaria de saber se o Xenical (Orlistat) corta o efeito do anticoncepcional?

A resposta correta é não, não existe uma interação direta entre o Xenical (orlistat) e os anticoncepcionais, porém quando se tratando de pílula – anticoncepcional oral, algumas considerações precisam ser feitas;

O Xenical pode causar diarreia quando a dieta for rica em gorduras e se o anticoncepcional for tomado próximo ao horário do remédio e de uma refeição rica em gorduras pode ocorrer diarreia intenso o que poderia reduzir a absorção do anticoncepcional e por consequência redução da sua eficácia e possibilidade de gravidez.

Esse fator acima exposto ainda pode ser agravado pelo fato de que o Xenical é utilizado de forma contínua por muitas semanas e os hormônios contidos na pílula são lipossolúveis (solúveis em gorduras) justamente as gorduras que não são absorvidas por não terem sido digeridas pela ação do Xenical.

Resumindo: anticoncepcional de injeção não sofre interferência do orlistat, porém os anticoncepcionais orais podem sofrer sim interferência, sendo nesses casos prudente usar camisinha, principalmente no começo do tratamento quando os episódios de diarreia são mais abundantes.

One thought on “Xenical (Orlistat) corta o efeito do anticoncepcional?

  1. Suélen

    Ola! No caso da quitosana com spirulina que também reduz a absorção de gordura, porém não causa diarreia, tem riscos? Anularia os riscos se tomar os comprimidos de quitosana com uma diferença de pelo menos umas 4 horas antes do anticoncepcional (Selene)? Grata.

    Resposta:
    Não há risco de cortar o efeito do anticoncepcional! tomar em horários diferentes pode ser um boa opção!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *